A notícia ecoou com estrondo em França e Inglaterra. O promissor Damien Plessis (Liverpool) estaria na órbita do Benfica e o negócio seria feito por uma verba a rondar os 700 mil euros. Em Anfield Road, onde o internacional sub-21 pela França trabalha há três temporadas, o império do silêncio não permite retirar grandes conclusões.

O Maisfutebol contactou vários elementos dos reds e apenas um se predispôs a comentar a situação de Plessis no clube. Paul Tyrrell, director de comunicação, informou-nos que o médio-defensivo não faz parte dos planos de Roy Hodgson e foi excluído do estágio de pré-temporada do Liverpool.

Tudo sobre o mercado de transferências

«O Damien jogou muito pouco nas últimas épocas e vai sair. Ele não viajou com a equipa para a Suíça. Entendemos que seria melhor para ele permanecer em Anfield Road e trabalhar com os outros atletas na sua situação.»

Perante a hipótese-Benfica, Paul Tyrrell não desfez a dúvida. «Estamos a estudar a melhor solução para o Damien. Ele tem contrato connosco até 2012. Pode sair por empréstimo ou a título definitivo, mas não falo sobre outros clubes. Sei apenas que há várias hipóteses em aberto.»

Damien Plessis destaca-se pela forte estrutura física - 1,91m; 82 kgs - e apresenta um currículo interessante. Em 2007, após breves aparições na equipa do Lyon, convenceu Rafa Benítez a dar-lhe um vínculo de cinco temporadas com o Liverpool. Apesar de muitas promessas, realizou somente três partidas pela formação principal dos reds.

«Esteve sempre muito tapado. O Xabi Alonso, o Mascherano e o Lucas nunca lhe deram hipóteses», explicou-nos David Randles, jornalista do Liverpool Echo.