O Momento

Benfica: Uma equipa cheia de moral, um público expectante. A vitória no clássico catapultou o Benfica para a liderança isolada de uma liga que começou, precisamente, com uma derrota frente ao Marítimo, a única no campeonato. As diferenças de agosto até janeiro são notórias, mas a saída de Matic para o Chelsea deixa uma grande interrogação. Daí a expectativa para ver se o líder do campeonato à entrada para esta jornada confirma o bom desempenho dos últimos jogos ou se cai para aquele início de época hesitante e tem de reinventar-se, mesmo que tenha havido boas indicações frente ao Penafiel, na Taça da Liga. 

Jorge Jesus admitiu que a liderança isolada deixa a equipa mais tranquila, mas certamente que a transferência de Matic deixa os adeptos incómodos na cadeira, assim como o facto de a equipa ver o Sporting na frente, após a vitória leonina nesta noite de sábado. O treinador quis desvalorizar a saída do sérvio e logo após o encontro com os penafidelenses lançou para o futebol português uma frase que vai ecoar: «Se não joga o Matic, joga o Manel.» É neste domingo que se vai fazer Luz sobre a opção do técnico para render o agora médio do Chelsea, é neste domingo que se podem ver as primeiras indicações para o que vem aí no resto da época, com três pontos em disputa.

Marítimo: Os madeirenses vêm de uma derrota em Alvalade, numa partida em que foram frágeis na defesa, bons no ataque, mas sem capacidade de ferirem o leão. Na Luz a eficácia terá de ser obrigatoriamente diferente, tanto a defender, como a atacar. Os madeirenses estão numa série de sete jogos sem vencer, no conjunto de competições que disputam e não vencem desde 1 de dezembro. Ainda assim, na Taça da Liga com o Sporting, a equipa demonstrou que tem mais capacidade do que aquela que os números revelam.

Ausências:

Benfica : Salvio e Cardozo
Marítimo : Rúben Ferreira, João Luiz, Sami e Márcio Rozário


Discurso direto:

Jorge Jesus: «Como todos os jogos, não há adversários fáceis em função do seu nome. Já tivemos este ano essa experiência no Estádio da Luz. O Marítimo tem momentos de jogo muito fortes. Ainda agora , no jogo com o Sporting, justificou isso. Temos de trabalhar em cima das nossas ideias e tentar conhecer os nossos adversários. O Marítimo está analisado num conteúdo que nos merece o maior respeito. Os jogos não se ganham falando muito, ganham-se dentro de campo»

Pedro Martins: «O Benfica tem vindo a melhorar. Não é o Benfica que apanhámos na primeira volta. Acaba de chegar ao primeiro lugar o que ainda dá mais uma motivação extra, uma responsabilidade extra, porque vê-se na obrigação de ganhar ao Marítimo depois de ter batido o FC Porto. Nós vamos com o mesmo sentido, com a nossa identidade própria, fazer o que fizemos com o Sporting, mas com outro resultado.»


Histórico de confrontos:

O Marítimo só venceu uma vez no Estádio da Luz. Pode ver a comparação das duas equipas AQUI.

Equipas prováveis:

BENFICA



MARÍTIMO