Perdida a possibilidade de festejar o título no Estádio do Dragão, o Benfica procura agora arrecadar o troféu na última jornada. Basta um ponto frente ao Rio Ave para que as «águias» façam a festa diante dos seus adeptos, algo que não acontece há 21 anos.

A última vez que o Benfica garantiu um título no seu reduto foi na época 1988/89. Na antepenúltima jornada, as «águias» receberam o Estrela da Amadora, orientado por João Alves, e venceram por 3-0. O F.C. Porto até perdeu em casa com o V. Setúbal (0-1), mas o título estava garantido, de qualquer forma.

O jogo, dirigido por Jorge Coroado, foi disputado a 7 de Maio (agora, se houve festa na Luz, será a 9 de Maio). O primeiro golo foi apontado por Vata, aos 13 minutos, garantindo assim o título de melhor marcador do campeonato, com 16 golos. Amâncio (Penafiel) e Jorge Silva (Marítimo) marcaram menos um. Os centrais Ricardo Gomes (74m) e Mozer (88m) confirmaram a festa na Luz, com a conquista do 28º título, sob o comando de Toni.

O Benfica conquistou mais três campeonatos depois, mas sempre fora de casa. Em 1990/91 com uma vitória sobre o Marítimo, nos Barreiros, a uma jornada do fim (0-2); em 1993/94 a festa foi em Braga, «casa emprestada» do Gil Vicente, na antepenúltima ronda (3-0); e em 2004/05 no Bessa, com um empate na visita ao Boavista, no último jogo (1-1).



Confira a equipa que o Benfica apresentou na última vez que conquistou um título na Luz: Silvino; Veloso (cap.), Mozer, Ricardo e Fonseca; Paneira, Abel Campos, Ademir (Pacheco, 63m), Valdo; Lima (Miranda, 83m) e Vata