Alberto Bastos Lopes conhece como ninguém os jovens jogadores do Benfica que Trapattoni levou para o estágio de Nyon. O treinador que conquistou na última época o título nacional de juniores analisou para o Maisfutebol as características dos cinco jovens que orientou e estão agora às ordens do novo treinador, junto com os grandes.
«São jogadores jovens e com muita ambição e que podem efectivamente singrar no Benfica, assim lhes sejam dadas oportunidades, tenham sorte e pessoas que puxem por eles e que os compreendam», considera o técnico, antes de avançar para uma análise individual:
Rui Nereu - «Um bom guarda redes, que gosta de trabalhar. Se tiver sorte penso que pode vir a ser um guarda-redes de futuros plantéis do Benfica.»
Tiago Gomes - «É um defesa-esquerdo moderno que sobe bem pelo seu corredor. Está melhor, está a defender melhor. Tinha algumas lacunas nesse aspecto, mas evoluiu e penso que vai ter a sua chance no futuro plantel do Benfica.»
João Coimbra - «Um bom médio, que era dado como defensivo mas na época passada provou que é válido não só nesse aspecto mas que também pode ser um médio com características ofensivas. Na época passada incluímos o jogador em situações atacantes e ele a pouco e pouco foi percebendo que também as podia fazer. Evoluiu bastante e pode ser um futuro médio de qualidade, que pode ser também um jogador para o plantel do Benfica.»
Hélio Roque - «Quando chegámos era um jogador sobre quem havia um grande ponto de interrogação sobre si, mas com muito trabalho e persistência foi um jogador muito influente nesta equipa que se sagrou campeã. É bom tecnicamente, tem grande entrega ao jogo, gosta muito daquilo que faz e penso que vamos ouvir falar muito dele.»
João Vilela - «É um jogador que tem uma técnica muito apurada, que precisa de um incentivo especial diariamente. Nós não trabalhámos a cem por cento com ele, mas sempre que foi jogar pelos juniores conseguimos que ele mudasse alguns hábitos menos bons que tinha e por isso acabou a época em grande. Foi também fundamental na época que tivemos e no titulo que alcançámos.»