O Benfica quer ser como o Barcelona e fazer da formação o sustento da equipa principal, afirmou Armando Jorge Carneiro, director geral do centro de formação dos encarnados.

Para celebrar o quinto aniversário desta outra «casa» do Benfica, o clube reuniu, neste sábado, no Seixal, Ajax, Barcelona, Real Madrid, Fulham e Sevilha para partilhar experiências na formação.

«Temos o projecto de nos próximos anos dar ao Benfica mais jogadores da formação. Isso está bem claro. O Barcelona teve a humildade de reconhecer que tudo começou com o Ajax e com Cruyff, da mesma forma que também estamos a aprender com o Barcelona. O Barcelona começou há 25 anos, nós há cinco, mas cinco anos de muito trabalho em que começam a ver-se os resultados na equipa principal, com as chamadas de Luís Martins, Ruben Pinto, Roderick e Nelson Oliveira», defendeu o responsável, neste sábado, no primeiro de dois dias de comemoração.

A formação «é o caminho a seguir» pelo Benfica, «não só pelas imposições da FIFA, ao nível da protecção de menores, como pelas questões financeiras», explicou Armando Jorge Carneiro, que, nesse sentido, considerou o regresso da equipa B fundamental neste percurso, pela competitividade associada ao número elevado de jogos realizados.