Rui Costa foi castigado ao abrigo do artigo 170.1 do Regulamento Disciplinar, que pune os dirigentes por «lesão da honra e da reputação». Em causa, diz o artigo, terão estado atitudes de desrespeito ou uso «de expressões, desenhos, escritos ou gestos injuriosos, difamatórios ou grosseiros para com membros dos órgãos da Liga e da Federação.»

Para além do director-desportivo, também o Benfica foi multado em mil euros, neste caso por ser reincidente na «entrada ou permanência na zona entre as linhas exteriores do rectângulo e as vedações, ou na zona de ligação balneários-campo, de pessoas não autorizadas», diz o artigo 95 do Regulamento Disciplinar da Liga.

Anderson Polga e mais cinco falham 27ª jornada

Para além destas determinações, o comunicado da Comissão Disciplinar da Liga confirma ainda as suspensões de um jogo a Polga (Sporting), Marcelo (Belenenses), Gregory (V. Guimãraes), Orlando (Académica) e Kelly (P. Ferreira), por acumulação de amarelos. Também Paulinho (Trofense) foi suspenso um jogo, mas neste caso por ter visto um cartão vermelho.