Acompanhe o BENFICA-SP. BRAGA AO MINUTO

Momento

Benfica: Um mês de março de altos e baixos. O Benfica venceu dois jogos no últimos mês do campeonato, perdeu um para o FC Porto e empatou outro com o Olhanense. É certo que o calendário encarnados teve outras provas e, aí, é de sublinhar o triunfo sobre o FC Porto na Taça da Liga, mas também a derrota com o Chelsea, na última terça-feira. No Algarve, a equipa ficou ainda sem Pablo Aimar, expulso e castigado. Jardel lesionou-se e Jorge Jesus ganhou mais um problema para formar o onze. No último encontro do mês, os encarnados colocam quase uma época inteira em jogo, num clássico dos tempos modernos, embalado pelos últimos anos de rivalidade entre as duas formações. Pode não resolver nada, é verdade, mas pode começar por decidir quase tudo para o Benfica.

Sp. Braga: 13 vitórias consecutivas e o primeiro lugar refutam todos os argumentos dos minhotos quando se fala da candidatura ao título. O Sp. Braga não a assume, mas a seis jogos do fim já não há como enganar. Na Luz, os arsenalistas jogam para o sonho, para a liderança, aconteça o que acontecer no FC Porto-Olhanense, com apito final instantes antes do encontro da Luz. De mansinho, os minhotos chegaram ao topo, mas lá em cima, a pressão é mais alta. Está inerente ao estatuto de líder. A Luz é o teste que falta para a afirmação da equipa?

Principais ausências

Benfica: Pablo Aimar, Emerson e Garay

Sp. Braga: Salino, Paulo Vinícius e Ruben Amorim

Discurso direto

O treinador do Benfica, Jorge Jesus:«Todos estes jogos são importantes. A Liga dos Campeões, o campeonato. Já estamos na final da Taça da Liga, e tudo é importante. A prioridade, desde a primeira hora, é o campeonato, continuamos com a mesma ideia. Os jogadores sabem qual é a sua responsabilidade, pela experiência e pelo grau de exigência que têm. O Benfica ainda está em quase todas as frentes, e os jogadores sabem que estão no limite do risco. Podem ganhar tudo, e podem não ganhar nada. As grandes equipas são assim. Outras não chegam lá.»

O treinador do Sp. Braga, Leonardo Jardim:«À 24ª jornada a melhor equipa é o Braga. São os números que dizem. Não sou eu, são as conquistas do grupo de trabalho que se traduzem na classificação. Agora não sei o que vai acontecer no fim. Para fazermos uma candidatura é preciso um processo anterior que a sustente. Os objetivos do Braga não foram esses de início. Penso que já estamos estabilizados na luta dos primeiros três lugares e dentro deste grupo vamos tentar ganhar o maior número de jogos.»

Histórico de confrontos

O Sp. Braga nunca venceu na Luz! E apenas por uma vez venceu em casa do Benfica. Foi no longínquo ano de 1954 e o encontro ocorreu no Jamor. Os minhotos venceram por 1-0, o melhor resultado em 55 jogos em casa dos encarnados. De resto, há 11 empates e, consequentemente, 43 triunfos lisboetas.

Equipas prováveis

BENFICA: Artur; Maxi Pereira, Luisão, Miguel Vítor e Capdevila; Javi Garcia; Gaitán, Axel Witsel e Bruno César; Rodrigo e Cardozo

SP. BRAGA: Quim; Miguel Lopes, Douglão, Nuno André Coelho e Elderson; Custódio e Djamal; Mossoró, Hugo Viana e Hélder Barbosa; Lima