Alcides já não joga no Benfica desde a época 2006/07, mas o processo de transferência do brasileiro para o clube da Luz só foi encerrado esta semana pela FIFA. Aliás, o organismo que gere o futebol a nível mundial chegou mesmo a deliberar a perda de seis pontos ao Benfica por uma dívida de 113 mil euros ao América, clube onde Alcides foi formado, mas esta sanção foi evitada na terça-feira, com a confirmação que o diferendo já estava resolvido.
«A FIFA envia primeiro fax a condenar o Benfica na sexta-feira, mas nós já tínhamos chegado acordo com o América anteriormente. Esta semana chegou um novo ofício da FIFA a anular o anterior e a encerrar o assunto», afirmou Ricardo Sampaio Maia, porta-voz dos «encarnados» ao Maisfutebol.
O diferendo durou vários meses pois o América reclamava o pagamento do mecanismo de solidariedade referente à transferência de Alcides. O clube da Luz entendia que essa verba já tinha sido paga ao Vitória da Bahia, clube ao qual Alcides foi contratado. A transferência do brasileiro para o PSV Eindhoven, em Janeiro de 2007, voltou a colocar em cima da mesa a questão relacionada com a formação do jogador. Sem acordo entre os clubes, o América apresentou queixa na FIFA, que deliberou que os valores ao abrigo do mecanismo de solidariedade teriam de ser pagos pelo Benfica.
Fonte da Federação Portuguesa de Futebol confirmou ao Maisfutebol que aquando da notificação da FIFA, para a retirada de seis pontos ao Benfica, como sanção pelo incumprimento do pagamento, o Benfica «fez saber, e comprovou, que a pagamento já tinha sido feito». O organismo que gere o futebol a nível mundial foi informado que já não havia qualquer incumprimento e «encerrou o assunto na terça-feira».