Ana Dulce Félix e Rui Pedro Silva, ambos do Benfica, sagraram-se este domingo campeões nacionais de estrada, em Elvas, tendo o clube encarnado dedicado a vitória coletiva ao antigo futebolista Eusébio e à atleta Marta Pen.

A 21.ª edição da competição foi realizada em conjunto com a Corrida das Linhas de Elvas e o vencedor do setor masculino, Rui Pedro Silva, que gastou 29.38 minutos para cumprir os 10 quilómetros, considerou a prova difícil.

«Foi uma corrida um pouco dura, uma corrida com muito sobe e desce, o que dificulta em muito em manter um ritmo certo, mas foi muito bom vencer», afirmou Rui Pedro Silva, que voltou a sagrar-se campeão, repetindo o êxito de 2009, em declarações à agência Lusa.

A corrida feminina, realizada em simultâneo, foi também bastante disputada, tendo Ana Dulce Félix conquistado o seu terceiro título nacional na especialidade e, em declarações à Lusa, dedicado o triunfo a Eusébio e a Marta Pen, cujo pai morreu no sábado, enquanto assistia à prova da filha no campeonato regional de Lisboa.

«A prova correu bem, tentei gerir a prova em si, o meu objetivo era tentar ganhar e homenagear Eusébio e também dar um beijinho especial à nossa querida Marta Pen, que infelizmente está a passar um mau momento por falecimento de seu pai», disse Ana Dulce Félix, que em dezembro de 2013 conquistou a medalha de bronze nos Europeus de corta-mato.

A atleta minhota, que também considerou a prova de Elvas «dura», cumpriu o percurso em 33.44 minutos, acrescentando que o seu próximo objetivo passa por «revalidar» o título de campeã nacional de corta-mato.