O Vorskla Poltava tem recordações pouco felizes de confrontos com equipas portuguesas. A formação ucraniana vai defrontar o Benfica no «play-off» de aceso à fase de grupos da Liga Europa.
Esta será a terceira participação do Vorskla nas competições europeias. A equipa de Poltava esteve por duas vezes na extinta Taça UEFA, mas não foi longe. Aliás, na temporada 2000/01, caiu na primeira eliminatória, frente ao Boavista.
A formação axadrezada, orientada por Jaime Pacheco, venceu os dois jogos da eliminatória pelo mesmo resultado (2-1). Na primeira mão, em solo ucraniano, Melashchenko marcou para a equipa da casa mas Jorge Couto e Whellington garantiram a reviravolta.
A 28 de Setembro de 2000, o jogo da segunda mão, no Estádio do Bessa, ficou marcado por novo triunfo axadrezado, mas sobretudo pela estreia de Petit nas competições europeias. O médio viria a mudar-se para o Benfica, antes de rumar ao Colónia, clube que representa actualmente.
No jogo da primeira mão, o Boavista apresentou o seguinte onze, frente ao Vorskla Poltava: William; Rui Óscar, Litos, Pedro Emanuel e Erivan; Rui Bento, Jorge Silva e Sanchez; Duda, Silva e Rogério.