Jan Vertonghen conheceu de perto o plantel 2022/23 do Benfica. O internacional belga que se mudou da Luz para o Anderlecht falou com a CNN Portugal, do mesmo grupo do Maisfutebol, antes do jogo dos lisboetas com o Clube Brugge, para a Liga dos Campeões, e deixou um enorme elogio a António Silva.

«Quando estava no Benfica, no verão, pude ver de forma clara o desenvolvimento que estavam a ter, as contratações, os jovens que estavam a subir à primeira equipa, nas posições certas», começou por dizer o central, que também falou do adversário dos encarnados na Europa.

Vertonghen diz que não está «surpreendido como rendimento» das águias, que «são uma boa equipa, com uma mistura de rapazes novos, portugueses e estrangeiros e têm muito boas hipóteses de fazer ainda melhor do que na época passada», inclusive ganhar o campeonato, apesar da visão que tem do FC Porto.

O belga deixou o clube muito por culpa da qualidade de um setor em que como reconheceu, há muita qualidade, a começar pelo capitão de equipa.

«O Nico [Otamendi] está a ter uma época maravilhosa, com a idade dele continua bem fisicamente, a ser importante, a ser peça chave na equipa. É um verdadeiro líder, mostrou isso também no Mundial», declarou Jan Vertonghen.

O belga guardou os maiores elogios para o mais novo da defesa, porém.

«No início começou a jogar com o Morato que é muito bom jogador e, depois, por causa das lesões, tiveram de meter o miúdo, António Silva, que vai ser uma lenda. Se continuar a fazer o que tem feito, tem tudo para ser um dos melhores defesas do mundo nos próximos um ou dois anos, na minha opinião.»