O autocarro com os jogadores do Benfica arrancou às 22h22 do Estádio da Luz: Destino: Rotunda do Marquês do Pombal. À espera dos novos campeões estavam já largas dezenas de milhares de adeptos. Uma onda vermelha incontrolável no coração de Lisboa.

Dezenas de automóveis e motos seguiram o autocarro, sempre vigiado por carros da Polícia. Artur Moraes, de champanhe na mão, era um dos mais entusiasmados. Ao lado, Luisão bebia uma cervejinha gelada.

E toca a cantar. «O campeão voltou!», «Tudo a saltar!» e um dueto muito especial de Rodrigo e Siqueira. Os brasileiros entoaram a música «Beleza rara», de Ivete Sangalo. Os colegas nem queriam acreditar.

O microfone passou de Óscar Cardozo para Rúben Amorim e o médio português tornou-se no animador de serviço. Primeiro, quando Lima falava à televisão do clube, não poupou o avançado: «Lima, as pessoas já adormeceram com essa conversa».

Mais tarde, quando a animação atingiu o píncaro da excitação, Rúben vestiu um blazer preto e transformou-se em repórter de ocasião. Jardel, o primeiro e único entrevistado, respondeu à pergunta de Rúben com um beijo repenicado.

É assim a felicidade dos novos campeões nacionais.

[em atualização]