O avançado do Benfica, Jonas, viu o quinto cartão amarelo na Liga esta época ante o Desp. Chaves, mas vai poder jogar no Estádio do Dragão, contra o FC Porto, na 24.ª jornada, no clássico marcado para as 20h30 do próximo sábado.

Jonas foi admoestado aos 75 minutos do duelo ante os flavienses mas, de acordo com os regulamentos, este foi apenas o quarto cartão amarelo acumulado pelo jogador brasileiro na presente edição da Liga.

E a explicação reside no artigo 164.º do Regulamento Disciplinar da Liga, na sequência do que foi a ação disciplinar de Jonas no jogo ante o Portimonense, da 15.ª jornada: o jogador viu um cartão amarelo nesse jogo, tendo depois sido expulso com cartão vermelho direto. Ora, esta situação limpa o amarelo visto, no que toca à acumulação disciplinar.

De acordo com o ponto 10 do artigo 164.º do dito regulamento, «no caso de um jogador que tenha sido sancionado com cartão amarelo e venha a ser expulso do terreno de jogo em consequência da exibição de cartão vermelho por falta grave, o cartão amarelo exibido não conta para efeitos de acumulação de cartões nos termos do presente artigo», referem os regulamentos.

Assim, o cartão amarelo ante o Portimonense sai desta conta de Jonas, que viu o quarto cartão amarelo válido para efeitos de acumulação no jogo ante o Desp. Chaves. Os anteriores foram contra Moreirense, Feirense e Vitória de Setúbal, nas nona, 11.ª e 12.ª jornadas da Liga.

Esse cartão amarelo de Portimão já nem figurava no mapa de castigos consequente, de resto, que também não contemplava a habitual multa. Precisamente porque a expulsão «limpou» essa admoestação.