Comecemos pelo topo da classificação. O Benfica foi o maior vencedor da jornada 13 da Liga depois do triunfo ( 2-0) sobre o FC Porto que fechou a ronda. Os encarnados aumentaram a vantagem sobre os dragões para o dobro e também a distância sobre outros dois mais distantes perseguidores.

O Benfica está dominante na Liga e exibiu esse domínio com um triunfo no Dragão que foi o sexto consecutivo no campeonato.

O V. Guimarães não conseguiu melhor do que um empate ( 0-0) com o (já não europeu, mas no campeonato desafogado, Rio Ave) e ainda conseguiu apanhar o FC Porto no segundo lugar – mas mais longe da liderança, como se vincou.

Também o Sporting não conseguiu mais do que um ponto em casa frente a outro adversário em velocidade de cruzeiro na liga dos tranquilos. O empate de Alvalade ( 1-1) não trouxe perda de posições ao Moreirense, pois a equipa minhota viu Marítimo e Estoril empatarem também entre si ( 0-0).

O Sp. Braga foi a equipa em lugares de acesso à Europa a ganhar com esta jornada e não perdendo pontos para o líder. O conjunto de Sérgio Conceição impos no Restelo a segunda derrota seguida ( 1-0) ao Belenenses (depois da Luz) - o que ainda não tinha acontecido à equipa da Cruz de Cristo.

Os bracarenses somaram o oitavo jogo consecutivo sem perder em todas as provas – onde se inclui a única derrota do Benfica na Liga – e colocaram-se a três pontos do segundo lugar ultrapassando o Sporting na classificação.

Entre as equipas que estão no meio da tabela, o P. Ferreira foi o maior ganhador, pois o triunfo ( 2-1) sobre o Arouca permitiu-lhe descolar de Belenenses, Rio Ave e companhia.

A equipa de Pedro Emanuel acabou por cair para o penúltimo lugar estando na companhia da Académica, que somou um ponto no empate ( 1-1) em casa da única equipa da Liga que ainda não venceu: o Gil Vicente.

A respirar melhor ficaram o Penafiel e o Boavista. A equipa de Rui Quinta conseguiu frente ao Nacional ( 2-1) o segundo triunfo consecutivo no campeonato. A equipa de Petit impos ( 1-0) a terceira derrota seguida ao V. Setúbal (quarta contando com a eliminação na Taça de Portugal frente ao Oriental). Como resultado, madeirenses e sadinos ficaram com os calos mais apertados.

A classificação da Liga está AQUI.