O Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol instaurou dois processos disciplinares na sequência do programa «Chama Imensa», transmitido pela BTV na segunda-feira.

O comunicado federativo adianta que os processos estão relacionados com «declarações proferidas em canal televisivo», sem especificar, mas em análise estão as declarações de José Marinho, elemento do departamento de comunicação do Benfica, no espaço «Chama Imensa».

Um dos processos resulta de «duas participações disciplinares», adianta ainda o comunicado. Essas participações ao Conselho de Disciplina partiram de Luís Ferreira e Vítor Ferreira, árbitros da Associação de Futebol de Braga que foram visados no referido programa.

José Marinho incluiu Monteiro da Silva, vice-presidente do Conselho de Arbitragem da Associação de Futebol de Braga, numa estrutura apresentada como «o novo apito dourado», e acrescentou ainda que este é «o padrinho» de Luís Ferreira e Vítor Ferreira. Relativamente ao primeiro, o elemento do departamento de comunicação do Benfica disse mesmo que «é um dos poucos [árbitros] que se deixa influenciar por este novo apito dourado».

Para além de terem exposto o caso ao Conselho de Disciplina, Luís Ferreira e Vítor Ferreira tencionam avançar com uma queixa-crime, com base nestas declarações.

A Associação de Futebol de Braga também já anunciou que vai apresentar uma queixa no Ministério Público contra o Benfica, a BTV e José Marinho.

Relativamente ao outro processo instaurado pelo Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol (Secção Profissional), nesta terça-feira, também tem por base o programa da BTV, mas neste caso numa perspetiva mais global. 

Para além de analisar a matéria associada à queixa de Luís Ferreira e Vítor Ferreira, o Conselho de Disciplina entende que é necessário examinar, na globalidade, o que foi referido no «Chama Imensa», para aferir se há matéria para ilícito disciplinar.

Ambos os processos foram enviados à Comissão de Instrutores da Liga, mantendo-se em segredo até ao fim da instrução.