Foram 15 anos, 538 jogos e 20 títulos com a camisola do Benfica. Luisão despediu-se esta terça-feira - 25 de setembro de 2018 - do clube encarnado, e também do futebol.

O brasileiro despediu-se numa bonita, justa e merecida homenagem que teve lugar no relvado do Estádio da Luz ao final do dia. Um estádio hoje vazio, mas onde estiveram as pessoas mais importantes da vida e da carreira do central: os pais, a mulher, as filhas e toda a equipa e estrutura encarnada. As duas dezenas de troféus também subiram ao relvado.

Luís Filipe Vieira liderou a despedida e dedicou um emocionado texto a Luisão. «És o meu companheiro de viagem e a minha, e a tua também, ainda está longe de terminar», rematou o presidente, provavelmente aludindo à passagem de ambos pelo clube, depois de falar de «um dia especial».

«Recordo com nostalgia o dia em que no velhinho Estádio da Luz conheci um rapaz franzino no corpo mas um grande homem, na alma e na entrega. Agora, olho para um profissional feliz que se despede com orgulho e que sempre defendeu o Benfica. Há 15 anos dei-te as boas-vindas, agora digo-te muito obrigado! Não é o fim, mas o princípio de uma nova etapa que vais cumprir com determinação. Tens o símbolo não na camisola, mas no coração», disse o dirigente.

Já Luisão acha que é ele que tem de agradecer ao Benfica. «Agradeço a todos, sem exceção. A todos mesmo, até aos rivais que me fizeram crescer dentro de campo. Devo quase tudo ao presidente, ao Benfica, à minha esposa e às minhas filhas. Vejo aqui [nos ecrãs] obrigado capitão, mas acho que eu é que tenho de dizer ‘obrigado Benfica do fundo do meu coração’», disse.

Antes disso, e depois de trocar lembranças com o presidente a quem entregou a última camisola de treino, Luisão tinha dito não saber o que estava a sentir. «Não sei qual é o meu sentimento agora, mas sei que amanhã não vou ter nada disso. Vou acordar e não vou tomar o pequeno-almoço com os meus companheiros, não me vou equipar nem treinar, mas sei que amanhã começa um novo dia da minha carreira.»

À partida Luisão, que vestiu apenas mais três camisolas - a da Juventus SP, do Cruzeiro e da seleção brasileira -, começará um novo desafio no Benfica, nas Relações Internacionais do clube, mas o novo cargo ainda não é oficial. O certo é que Luisão deixou o Benfica como jogador e capitão, e fê-lo pela porta grande.

[artigo originalmente escrito às 19:31]