A final a oito, que é na prática os quartos de final, da 69.º edição da Taça de Portugal de basquetebol arranca esta quinta-feira em Braga e destaca-se no caledário uma espécie de «final antecipada» entre o Benfica e o FC Porto, nos quartos-de-final.

O Benfica, emblema com mais títulos na competição, 22, vai defrontar o FC Porto, sexta-feira, às 21h00, no Pavilhão da Universidade do Minho. O técnico dos dragões, Moncho López, diz ter o objetivo de quebrar a hegemonia das águias na prova.

«Somos a única equipa que tem conseguido contestar a hegemonia do Benfica na Taça de Portugal. Para mim, é indiferente defrontar o nosso rival logo nos quartos-de-final. Para conquistarmos este troféu, teríamos sempre de defrontar o Benfica ao longo da competição», disse.

Já o capitão do Benfica, Tomás Barroso, acredita num jogo difícil. «Já sabemos que vai ser um jogo muito difícil e complicado e vamos encarar este duelo com toda a seriedade. Vamos tentar integrar o mais rapidamente possível os dois novos jogadores, o Todic e o Damier Pitts, por forma a vencer o FC Porto»

Os quartos-de-final abrem na quinta-feira com os jogos entre o CAB Madeira e o Illiabum e entre o Eletrico de Ponte de Sôr e o Galitos do Barreiro.

Na sexta-feira, para além do «clássico», destaque ainda para o confronto entre o Esgueira, única equipa do segundo escalão ainda em prova, e o Terceira Basket.

As meias-finais realizam-se no sábado e a final será disputada no domingo, às 17h00.

A vereadora do desporto da Câmara Municipal de Braga espera uma forte adesão dos adeptos das equipas em prova. «Espero que, no âmbito do projeto Cidade Europeia do Desporto, os adeptos venham a Braga apoiar as suas equipas e vibrar com a elite do basquetebol nacional, que vai estar em Braga nos próximos dias».