A equipa de juvenis do Sporting ultrapassou o Benfica no comando da classificação da Zona Sul ao vencer o dérbi em Alcochete por 3-1, em jogo da 13.ª jornada da segunda fase do campeonato nacional da categoria. Um jogo marcado por um grande golo de Joelson Fernandes mesmo no final do jogo. Na Zona Norte, o FC Porto reforçou a liderança com uma vitória sobre o Tondela (2-0).

Os leõezinhos ganharam vantagem aos 19 minutos, com um golo de Tiago Tomás a cruzamento de Tiago Ferreira. Uma vantagem ampliada aos 28 minutos pelo mesmo Tiago Tomás, desta feita com assistência de Joelson Fernandes que já tinha estado na origem do lance do primeiro golo.

O Benfica ainda reduziu, mesmo antes do intervalo, com Renato Matos a cruzar para a finalização de Diogo Nascimento. Os visitantes arriscaram tudo na segunda parte à procura do empate que lhes permitiria conservar a liderança, mas acabaram por consentir mais um golo em tempo de compensação. Um grande golo por sinal: Joelson Fernandes, que já tinha estado nos dois primeiros golos, recuperou uma bola e bateu Samuel Soares com um espetacular chapéu ainda antes do meio-campo.

Ora veja: 

Com este triunfo, o Sporting assume a liderança da Zona Sul, com 35 pontos, mais um do que o Benfica, quando falta apenas mais uma jornada para o final da segunda fase.

Classificação da Zona Sul: Sporting, 35 pontos; Benfica, 34; Belenenses, 22; Loures, 16; Sacavenense, 13 (menos um jogo); Real Massamá, 8; V. Setúbal, 8 (menos um jogo) e U. Leiria, 8.

Entretanto, na Zona Norte, o FC Porto reforçou a liderança com um triunfo sobre o Tondela, no Olival, com golos de Rui Ferreira (33m) e Bernardo Folha (42m), filho do treinador do Portimonense, numa partida em que também jogou Francisco Conceição, filho do treinador do FC Porto.

A equipa do Dragão passa, assim, a contar com mais nove pontos do que o Sp. Braga que, ainda esta terça-feira, defronta o Padroense.

Ainda na Zona Norte, o V. Guimarães bateu o Desp. Chaves por 3-1, reforçando o terceiro lugar na classificação.

Classificação da Zona Norte: FC Porto, 34 pontos; Sp. Braga, 25 (menos um jogo); V. Guimarães, 22; Rio Ave, 16 (menos um jogo); Tondela, 16; Desp. Chaves, 12; Boavista, 10; Padroense, 5.