A quinta ronda da Liga deixou Benfica e Sp. Braga a partilhar a liderança. Já sem a companhia do Sporting, portanto, derrotado precisamente no reduto da equipa minhota.

Foi o jogo que encerrou a jornada, na segunda-feira, e que marcou algumas alterações no topo da tabela com o golo de Dyego Souza, a garantir o triunfo arsenalista (1-0).

O Benfica ainda esteve isolado na frente, mas por pouco mais de 24 horas, depois do triunfo sobre o Desportivo das Aves (2-0), com um golo de João Félix na estreia a titular e outro de Franco Cervi, que entrou precisamente após a lesão do internacional sub-21 português.

A um ponto da liderança continua o FC Porto, que foi ao Bonfim vencer o Vitória de Setúbal também por 2-0. Sérgio Oliveira também saltou do banco para marcar, confirmando um triunfo que já tinha sido lançado por um tento de Aboubakar.

Na quarta posição, à frente do Sporting (pela diferença de golos) e a apenas três pontos do primeiro lugar, está o Rio Ave, que foi vencer aos Açores (1-3). O jogo com o Santa Clara teve vinte minutos absolutamente loucos, com quatro golos e duas expulsões.

Com os mesmos pontos de Rio Ave e Sporting está o Marítimo, que empatou em casa com o Belenenses (0-0). Um jogo com pouco sumo e sem golos, naquele que foi apenas o segundo nulo da prova.

O Tondela somou a primeira vitória na receção ao Moreirense (2-0), com «bis» de António Xavier, e deixou o «lanterna vermelha» Desportivo das Aves como única equipa em jejum de triunfos.

À mesma hora do Tondela-Moreirense, Feirense e Nacional assinaram o terceiro jogo sem golos da edição 2018/19 da Liga. O resultado agrada mais aos insulares, que pontuaram pela segunda ocasião, ao invés dos fogaceiros, que desperdiçaram a hipótese de se colarem a Marítimo e Rio Ave, nos lugares europeus.

O domingo «gordo» ficou encerrado às 20h30, no Algarve. O Portimonense também alcançou o primeiro triunfo, e o duelo entre os algarvios e o Vitória Guimarães foi a partida que teve mais golos. Foram cinco no total, três da responsabilidade da equipa de Folha e dois dos vimaranenses. Nakajima esteve em plano de evidência ao apontar dois golos – o último é absolutamente sublime. 

O pontapé de saída da ronda foi dado pelo Desportivo de Chaves, uma vez mais, e a equipa flaviense foi ao Bessa vencer o Boavista por 2-1.