A primeira volta da Liga chega ao fim este fim de semana e abre com os dois jogos de maior cartaz da jornada. O FC Porto recebe o Sp. Braga já esta sexta-feira, mas a noite não termina sem o dérbi eterno entre Sporting e Benfica.

Sábado será o dia com mais jogos (4) e domingo, com três, encerra com um Rio Ave-Boavista, a última partida da primeira metade da Liga 2019/20.

Sexta-feira, 17 de janeiro

FC PORTO-SP. BRAGA

19h00, Sport TV 2

Os dragões entram para a derradeira ronda da primeira volta a quatro pontos do líder Benfica e com a esperança de reduzir distâncias para o maior rival na luta pelo título. O conjunto orientado por Sérgio Conceição atravessa um bom momento (procura a oitava vitória seguida em todas as competições), mas pela frente terá um Sp. Braga que tem dado sinais de retoma com Rúben Amorim.

Indisponíveis FC Porto: Nakajima

Indisponíveis Sp. Braga: -

FC Porto: onze provável

Sp. Braga: onze provável

 

SPORTING-BENFICA

21h15, Sport TV 1

Dezasseis pontos separam os eternos rivais na classificação. Os encarnados até podem ser favoritos, mas um dérbi é quase sempre sinónimo de imprevisibilidade. Uma vitória permite aos leões saírem do dérbi no terceiro lugar da Liga, enquanto para os campeões nacionais isso significa, no mínimo, manter a almofada de conforto para o FC Porto mas não só: representa a melhor primeira volta das águias desde a introdução da vitória a três pontos.

Indisponíveis Sporting: Renan e Vietto (lesionados); Coates (castigado).

Indisponíveis Benfica: Jota (lesionado).

Sporting: onze provável

Benfica: onze provável

 

Sábado, 18 de janeiro

 

V. GUIMARÃES-SANTA CLARA

15h30, Sport TV 1

O conjunto minhoto caiu recentemente para o sexto lugar na classificação e ainda busca a primeira vitória em 2020. O Santa Clara vem de uma derrota caseira diante do Rio Ave, mas o facto de dar-se melhor fora de portas serve de aviso.

Indisponíveis V. Guimarães: Jhonatan, Wakaso e Ola John.

Indisponíveis Santa Clara: -

V. Guimarães: onze provável

Santa Clara: onze provável

 

DESP. AVES-PORTIMONENSE

15h30 Sport TV 4

Duelo que opõe os dois últimos classificados da Liga. O Desp. Aves soma apenas seis pontos, menos oito do que os algarvios, que procuram terminar a primeira volta fora dos lugares de despromoção.

Indisponíveis Desp. Aves: Simunec.

Indisponíveis Portimonense: Lucas Fernandes, Fernando Medeiros e Jackson Martínez (lesionados; Bruno Tabata (na seleção olímpica do Brasil).

Desp. Aves: onze provável

Portimonense: onze provável

 

TONDELA-MOREIRENSE

18h00, Sport TV 1

Os beirões estão a realizar a temporada mais tranquila desde que subiram ao principal escalão do futebol português. Ainda assim, não vencem há mais de um mês: três jogos, mais um do que o Moreirense, que vem de duas derrotas seguidas. As duas equipas têm em comum o facto de ainda não terem vencido no novo ano.

Indisponíveis Tondela: -

Indisponíveis Moreirense: João Aurélio (castigado)

Tondela: onze provável:

Moreirense: onze provável

 

BELENENSES-V. SETÚBAL

20h30, Sport TV 1

O duelo da 17.ª jornada marcará a estreia de Petit ao comando dos azuis. A equipa lisboeta, que vai para o terceiro treinador esta época, corre o risco de cair para a zona de despromoção no final da primeira. Do outro lado estará o V. Setúbal, onde vários jogadores aindam recuperam de problemas de saúde que os afetaram nas últimas duas semanas.

Indisponíveis Belenenses: Eduardo Kau e Calila (lesionados)

Indisponíveis V. Setúbal: Hildeberto (lesionado).

Belenenses: onze provável:

V. Setúbal: onze provável:



Domingo, 19 de janeiro

 

PAÇOS FERREIRA-GIL VICENTE
15h00, SportTV1

Em comum, as duas equipas têm o facto de virem de três jornadas consecutivas a pontuar no campeonato. O Paços de Ferreira, que jogou a meio da semana ante o Famalicão para a Taça de Portugal e chega à 17.ª jornada com menos dias de descanso que os barcelenses, vem de um empate ante o Portimonense. Antes, tinha ganho na receção ao Moreirense e em Braga. Não sofreu golos nas últimas três rondas. Já o Gil Vicente somou os três pontos na receção ao Belenenses, após ter empatado ante Tondela e V. Guimarães. O Gil soma 21 pontos, o Paços 15.

Indisponíveis Paços Ferreira: Bruno Santos (lesionado e castigado), Diaby e Luiz Carlos (lesionados, em dúvida).

Indisponíveis Gil Vicente: Ygor Nogueira, Mladenovic.

Paços Ferreira: onze provável

Gil Vicente: onze provável

FAMALICÃO-MARÍTIMO
17h30, SportTV1

Onze pontos separam as duas equipas nesta altura. O Famalicão, terceiro classificado, vem de duas vitórias sem sofrer golos para a Liga e, na quarta-feira, garantiu a qualificação para as meias-finais da Taça de Portugal ao vencer em Paços de Ferreira, por 1-0. Já o Marítimo, 11.º com 19 pontos, vem de quatro rondas consecutivas a somar pontos: duas vitórias e dois empates.

Indisponíveis Famalicão: Nehuén Pérez (sub-23 Argentina).

Indisponíveis Marítimo: Maeda, Erivaldo (lesionados), Bambock (lesionado, em dúvida).

Famalicão: onze provável

Gil Vicente: onze provável

RIO AVE-BOAVISTA

20h00, Sport TV 1

Os vilacondenses entram campo com três pontos de vantagem sobre os axadrezados, 22 vs 19. A equipa de Carlos Carvalhal vem de uma eliminação na Taça de Portugal, na Luz, mas de uma vitória importante no campeonato, em casa do Santa Clara. O Boavista ainda não venceu com o novo treinador, Daniel Ramos: empate contra o Portimonense e derrota contra o Famalicão, ambos no Bessa. 

Indisponíveis Rio Ave: Nadjack, Jambor e Ronan (lesionados)

Indisponíveis Boavista: Marlon (castigado); 

RIO AVE (onze provável)



BOAVISTA (onze provável)