Se a 32.ª e antepenúltima jornada permitiu definir parte do que será a classificação final da Liga, com a confirmação do Sporting no pódio e a permanência de Santa Clara, Marítimo, Desportivo das Aves, Portimonense e Boavista, a 33.ª e penúltima ronda pode já traçar todas as decisões principais.

Vamos por partes. Ainda não há campeão, mas agora é certo que o título vai ser decidido entre Benfica e FC Porto. A 32.ª jornada afastou matematicamente o Sporting desta luta. Porém, a equipa de Marcel Keizer ainda pode acabar na segunda posição, que dá acesso à 3.ª pré-eliminatória da Liga dos Campeões.

Mais abaixo na tabela, continua em aberto a luta pela última vaga europeia, até porque tudo indica que o Moreirense, quinto classificado, não tem licenciamento para as provas da UEFA.

Mais acesa é ainda a disputa no que toca à permanência, com quatro equipas a fugir às restantes duas vagas de uma despromoção que, para já, só é certa para o Feirense.

Vamos então aos cenários da 33.ª jornada.

Primeiro «match point»

Na luta pelo título o Benfica está em vantagem, pois soma 81 pontos, e o FC Porto 79. As contas do título são tão simples quanto isto: se as águias somarem mais pontos do que os dragões na próxima ronda festejam o título.

O FC Porto joga primeiro (domingo, 17h30), e em caso de vitória não só despromove o Nacional, como afasta a possibilidade de o Benfica festejar em Vila do Conde (também no domingo, mas às 20h), mesmo em caso de vitória encarnada.

A luta no pódio tem ainda outras contas. Ainda que seja uma possibilidade remota, o Sporting pode ser segundo classificado da Liga. Para tal, tem de vencer na receção ao Tondela, esperar que o FC Porto seja derrotado na Choupana, e depois ir ganhar ao Dragão na última jornada.

Resumindo, o Sporting tem de fazer seis pontos até final da época e o FC Porto não pode fazer mais nenhum.

Minho de olho na Europa

O Moreirense pode garantir o quinto lugar no próximo fim de semana, se somar mais pontos na Vila das Aves (sexta-feira, 20h30) do que o Vitória de Guimarães, que recebe o Belenenses (domingo, 15h).

Mas atenção: a equipa de Luís Castro só depende dela própria para alcançar esse posto, tendo em conta que na última jornada recebe o Moreirense.

Porém, é preciso ter em conta que, face à noticiada falta de licenciamento do Moreirense, as contas da Europa podem alargar-se a quem está mais abaixo na tabela.

E, nesse cenário, o Vitória de Guimarães pode garantir automaticamente o objetivo se ganhar ao Belenenses (domingo, 15h). O empate pode ser suficiente, se Rio Ave (recebe o Benfica no domingo, às 20h) e Santa Clara (recebe o Feirense às 14h30 [locais] de sábado) não vencerem.

A permanência passa por Chaves

E agora, a permanência. Aquela que Vitória de Setúbal, Desportivo de Chaves, Tondela e Nacional procuram garantir, com três de quatro vagas disponíveis.

O Desp. Chaves pode garantir a permanência na próxima ronda se ganhar ao Vitória de Setúbal (domingo, 15h), e se, na véspera, o Tondela tiver sido derrotado em Alvalade (sábado, 20h30).

Os sadinos também estão em posição para assegurar lugar na próxima edição e um empate em Chaves, desde que com golos, basta-lhes desde que o Tondela não vença em Alvalade. Isto porque existe um Tondela-Desp. Chaves na última ronda.

Relativamente ao Nacional, que recebe o FC Porto (domingo, 17h30), basta dizer que a única possibilidade de ficar no principal escalão é ganhar os dois jogos que faltam (e mesmo assim estará dependente de terceiros).