Um campeão por encontrar, mas também a terceira equipa a descer à II Liga. Ainda há contas importantes a fazer, antes da 34ª e última jornada da Liga.

Comecemos pelo topo da tabela: o Benfica avança para a decisão com dois pontos de vantagem sobre o FC Porto e vantagem no confronto direto. Quer isto dizer que a equipa de Bruno Lage está a apenas um ponto do título.

Um empate na receção ao Santa Clara garante a festa, mas pode nem ser preciso, se o FC Porto não vencer o Sporting à mesma hora. Para conquistar o bicampeonato, a equipa de Sérgio Conceição tem mesmo de ganhar e esperar que o Benfica seja derrotado.

No que diz respeito ao fundo da tabela, e já com Feirense e Nacional despromovidos, há um Tondela-Desp. Chaves para definir a terceira equipa a cair na II Liga.

Estas duas equipas partem para esse encontro em igualdade pontual, pelo que quem vencer garante a permanência. Um eventual empate beneficiará a formação flaviense, que venceu em casa por 2-1.

Vale a pena olhar ainda para a luta pelo quinto lugar, ainda que as informações oficiosas indiquem que o Moreirense não tem licenciamento para as provas da UEFA, e nesse cenário o Vitória de Guimarães já terá presença assegurada na Liga Europa, mesmo que termine na sexta posição.

Mas em todo o caso a equipa de Luís Castro ainda pode chegar ao quinto lugar, até porque visita Moreira de Cónegos na última jornada. Para isso tem de vencer o dérbi, o que significa que o empate à equipa orientada por Ivo Vieira para segurar o atual posto.