Rúben Dias tem sido opção regular nas seleções de formação ao longo dos anos e já coleciona experiências nas maiores competições internacionais em diferentes escalões, espalhadas pelas suas 63 internacionalizações. A titularidade na equipa principal do Benfica valeu-lhe agora a estreia na convocatória da seleção de Fernando Santos.

Ainda com 16 anos, Rúben Dias fez parte da comitiva nacional que disputou o Europeu de Sub-17 em 2014, onde os comandados de Emílio Peixe caíram nas meias-finais com a Inglaterra, que viria a vencer a competição. O central somou os 90 minutos em todas as partidas, numa equipa que contava com nomes como Rúben Neves e Renato Sanches.

Dois anos depois, foi chamado para o Europeu de Sub-19. Rúben Dias foi totalista na fase de grupos, mas acabou por não ser opção na partida da meias-finais, onde Portugal caiu perante uma França liderada por Mbappé.

No verão passado, o central português disputou o seu primeiro Campeonato do Mundo, no escalão de sub-20. Rúben Dias foi expulso no segundo jogo da fase de grupos frente à Costa Rica e voltou apenas na fase a eliminar. Portugal foi arrumado da competição nos quartos-de-final, frente ao Uruguai, nos penaltis.

Esta temporada, com a subida à equipa principal do Benfica, Rui Jorge chamou Rúben Dias para quatro jogos de qualificação do Europeu de Sub-21.

Os 22 jogos na equipa principal do Benfica, quatro golos marcados e as excelentes exibições ao lado Jardel, fizeram merecer a confiança de Fernando Santos.

Com apenas 20 anos, e aproveitando a ausência por lesão de Pepe, Rúben Dias pode agora somar as suas primeiras internacionalizações com a camisola das Quinas, nas partidas frente ao Egíto e Holanda.

Os 63 jogos de Rúben Dias distribuídos pelas seleções de formação:

Sub-16: 5 jogos

Sub-17: 18 jogos

Sub-19: 21 jogos

Sub-20: 15 jogos

Sub-21: 4 jogos