Jonas chegou ao golo 100 (e ao 101) pelo Benfica, no domingo frente ao Vitória Setúbal, e fez uma dedicatória especial após marcar o primeiro tento.
 
«Dediquei-o ao Guga que é um menino da equipa B. Teve duas lesões gravíssimas, mas está lá todos os dias connosco, esforçando-se ao máximo para voltar a jogar rapidamente e fazer o que mais gosta», revelou em declarações à BTV.
 
Ora, e quem é mesmo Guga?
 
Afastado dos relvados praticamente desde setembro do ano passado, Gonçalo Rodrigues chegou ao Benfica em 2008/2009 proveniente do Ferreiras do Algarve. Natural de Vila Real de Santo António, agora com 20 anos, rumou ao Seixal para continuar a formação no emblema encarnado e está atualmente na equipa B.
 
Médio, foi também capitão nos escalões de formação do Benfica e da seleção nacional - soma 52 internacionalizações até aos sub-19 - e chegou à equipa B na temporada passada, ao lado de João Carvalho, Diogo Gonçalves e Rúben Dias que já fazem parte da equipa principal. 
 
Contudo, no primeiro ano de sénior e depois de agarrar a titularidade no final de agosto, lesionou-se no final de setembro após quatro jogos completos.
 
Sofreu uma rotura no joelho direito durante um treino, teve de ser operado em outubro e parou durante cerca de seis meses, regressando em abril deste ano às opções de Hélder Cristóvão.
 
Guga fez apenas um jogo desde aí e iniciou um novo calvário. Foi contra o FC Porto B (2-1). O médio entrou nos primeiros minutos da segunda parte e ao «cair do pano» sofreu uma nova lesão no mesmo joelho: queixou-se, continuou um pouco mais em campo e depois teve mesmo de sair.
 
Uns dias depois confirmou-se a gravidade da recaída e o jovem jogador teve de ser submetido a nova cirurgia no início de maio,  falhando o Mundial de sub-20 para o qual estava pré-convocado, apesar da longa paragem, e apontando ao regresso apenas para o final deste ano/início de 2018.
 
Está portanto nas últimas semanas de recuperação e com novo regresso em vista.