Rúben Dias foi expulso nos instantes finais da primeira parte do AEK Atenas-Benfica. Os encarnados, que venciam nessa altura por 2-0, viram a equipa grega recuperar, mas os homens de Rui Vitória agarraram os três pontos mesmo em inferioridade numérica. No final do jogo, em conferência de imprensa, Rui Vitória abordou o cartão vermelho do jovem central:

[Que análise faz à expulsão de Rúben Dias?]

«A análise não a vou tornar pública. São questões para tratar internamente. Uma segunda parte num jogo de Liga dos Campeões com um jogador a menos acaba por ser complicado.

[A expulsão] Teve influência no que foi o desenrolar da segunda parte. Tenho a perfeita noção, pela forma como abordámos o jogo, de que se fôssemos para o intervalo em situação de onze contra onze e a retificar um ou outro aspeto, iríamos fazer mais golos na segunda parte. Com um jogador a menos, tudo foi diferente. Teve influência na marcha da segunda parte, mas a análise é para analisarmos internamente.»

[O que sentiu quando viu a equipa em inferioridade numérica?]

«Senti que era, de certa forma, uma pena a equipa estar tão bem na partida e, num momento crucial, ficar com menos um jogador. Os pormenores na Liga dos Campeões fazem toda a diferença e senti algum lamento por isso. Estávamos a fazer uma exibição muito boa e já estava a pensar nas correções que íamos fazer ao intervalo. Ganhámos o jogo de uma outra forma. São três pontos importantes, de trabalho, que custaram muito a ganhar e que são saborosos.»