Depois de há um ano ter sido criado um «Núcleo do Sporting» na Assembleia da República, agora foi também criada a associação de adeptos benfiquistas (ABP) que, entre deputados e funcionários, conta com personalidades de PSD, PS, CDS-PP e PCP, além de Rui Costa e Toni que também aderiram a esta nova associação.

«A Associação de Benfiquistas no Parlamento (ABP) não visa dar protagonismo a este ou aquele dos seus quarenta membros dos órgãos sociais. O importante serão as ações para, num primeiro vetor, reconhecer todos quantos engrandeceram o Benfica, em todas as modalidades, e, num segundo vetor, ter algum alcance em termos de responsabilidade social, pois há algumas figuras que, infelizmente, enfrentam situações de precariedade depois de anos a servirem o clube», disse à agência Lusa António Lourenço, consultor do parlamento para assuntos económicos, que é o primeiro presidente desta nova associação.

Uma iniciativa que recebeu importantes ajudas da parte do antigo deputado do PSD e atual vice-presidente do Benfica Rui Gomes da Silva e do deputado do CDS-PP Telmo Correia, entre outros.

Entre as forças políticas representadas faltam representantes do BE e do PAN. Os bloquistas justificaram o tamanho do seu grupo parlamentar para não indicarem alguém para a ABP, enquanto o PAN não foi contactado, «por opção, uma vez que o seu deputado não é benfiquista».

Além de vários funcionários do parlamento e assessores das diversas bancadas nos órgãos sociais, a ABP terá no seu Conselho Superior antigas figuras do clube, como Rui Costa, Toni, Simões, José Augusto, Nuno Gomes, Paulo Madeira, entre outros.