A aposta na formação tem marcado o discurso do presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira. De resto, esta época já se estabeleceram na primeira equipa das águias jogadores como Florentino, Jota, João Félix, Ferro, entre outros.

A qualidade dos jogadores oriundos do Seixal tem suscitado curiosidade acerca do trabalho realizado pelos encarnados. O CEO da SAD do Benfica, Domingos Soares de Oliveira, explicou o projeto e o investimento feito pelo clube no departamento do futebol jovem.

«A era dourada da formação do Sporting coincidiu com um dos períodos mais complicados do Benfica. No entanto, a situação mudou por completo nos últimos e anos e a estabilidade e o crescimento económico do clube ajudou a desenvolver este projeto. Hoje em dia todos falam do Félix, do Rúben Dias, do Florentino, mas nos últimos anos lançámos jogadores como Cancelo, Renato Sanches, Nelson Semedo e Bernardo Silva. A nossa ideia é ter uma mescla de jogadores jovens e jogadores experientes, que sirvam de exemplo para os mais novos», referiu, em entrevista ao jornal italiano «Tuttosport».

«Investimos cerca de cinco milhões por ano na formação. Procuramos ter treinadores ao nível dos jogadores. Exemplos? Temos o Pedro Marques que já trabalhou na academia do Manchester City e o responsável pela academia do Benfica é o Pedro Mil-Homens que esteve no Sporting durante os anos de ouro», acrescentou.

Soares de Oliveira falou ainda sobre Rúben Dias e contou uma história com cerca de dois anos, envolvendo o internacional português e o presidente da UEFA, Aleksander Ceferin.

«Rúben? Sempre foi um líder. Em 2017, o presidente Luís Filipe Vieira e eu fomos a Nyon, assistir à final da Youth League contra o Salzburgo. Perto do local onde estávamos sentados, encontrava-se o presidente da UEFA, o Ceferin, que a certa altura aponta para o Rúben e diz-nos 'aquele é o chefe'. Claro, não é?», recordou.

Recorde-se que também já Luís Filipe Vieira, presidente do Benfica, tinha dado uma entrevista ao mesmo jornal, revelando que vai subir a cláusula de rescisão de João Félix.