«FACTOS E ARGUMENTOS» é um novo espaço do Maisfutebol, destinado a cruzar declarações ou teses com números e dados irrefutáveis. Por vezes, a alta velocidade do dia-a-dia condiciona a avaliação criteriosa do que é dito, sem o imperioso contraditório.

Rui Vitória surgiu esta sexta-feira em conferência de imprensa munido de vários dados estatísticos que lançou para a discussão, um dos quais apontou André Almeida como o jogador que mais jogou na época do tricampeonato.

O treinador respondia a uma pergunta sobre as dificuldades em substituir os jogadores que saíram: Nelson Semedo, Ederson e Lindelof.

«Se houvesse muitos jogadores como o Nelson Semedo, iam buscá-los onde eles estavam e não vinham buscá-los aqui. Se houvesse muitos guarda-redes como o Ederson, iam buscá-los onde fossem mais baratos e não vinham buscá-lo aqui», referiu.

«Isso não invalida que as soluções que temos sejam válidas. Há dois anos, o André Almeida foi o jogador que mais jogou no tricampeonato. Há dois anos, o Jardel foi dos jogadores que mais jogou e mais úteis no tricampeonato. Portanto esta é a matéria prima que temos. É diferente, ok, vamos ter de arranjar aqui e ali uma nuance no nosso jogo, mas isto é perfeitamente normal.»

Ora o Maisfutebol ficou com a pulga atrás da orelha e foi ver os números: André Almeida foi mesmo o jogador que mais jogou na época do tricampeonato?

A resposta é não, não foi.

Se levarmos em consideração apenas os jogos da Liga, o que parece ser o caso de Rui Vitória - «foi o jogador que mais jogou no tricampeonato», referiu - então o jogador mais utilizado foi Jonas: 2850 minutos.

Seguem-se Jardel, Eliseu, Pizzi e no quinto lugar, aí sim, aparece André Almeida, com 2265 minutos: não muito longe do primeiro lugar, é verdade, mas muito longe dos números de Jonas, com quase menos 600 minutos do que o brasileiro.

Se Rui Vitória estava a falar da época (incluindo todas as competições), o que não parece provável mas enfim, é uma hipótese, então a resposta continua a ser não, não foi André Almeida o mais utilizado.

Contado todas as competições, o jogador com mais minutos foi Jardel: 3979 minutos. Seguem-se Jonas, Eliseu, Pizzi, Gaitán, Júlio César e no sexto lugar, aí sim, surge André Almeida, com 3079 minutos.

Portanto, e feitas as contas, Rui Vitória surgiu na conferência de imprensa documentado, mas nem todos os números estavam corretos.