A corrida pelo título disputa-se palmo a palmo e depois de o FC Porto se chegar à frente com uma goleada (0-4) na última sexta-feira em Arouca, esta segunda-feira o Benfica terá de vencer em casa para recuperar a liderança com um ponto de vantagem.

Uma corrida de obstáculos, entenda-se, e o mais premente é o dos encarnados, que esta segunda-feira têm pela frente o Belenenses, não perde há nada menos do que seis jogos, desde que na jornada 18 foi derrotado em casa (1-2) pelo V. Setúbal.

Exceção feita ao líder provisório FC Porto, que não perde para o campeonato há nada menos do que 22 jogos (!) – averbou uma única derrota à jornada 3, no clássico em Alvalade – os azuis do Restelo são a equipa da Liga com maior registo de invencibilidade.

A equipa agora orientada por Quim Machado (com três vitórias e três empates) tem uma série sem perder superior às de Benfica e Sporting – ambos não são derrotados há cinco jogos.

Curiosamente, o V. Setúbal foi também o responsável pela última derrota dos encarnados (1-0 no Bonfim), na jornada 19, precisamente na ronda seguinte ao triunfo sadino no Restelo. A partir daí, o Benfica arrancou para uma série de cinco triunfos consecutivos, aquém dos nove seguidos do FC Porto neste momento.

A derrota no Bonfim (1-0) do Benfica foi o tiro de partida para uma corrida disputada ao centímetro, com o FC Porto a encurtar a desvantagem de quatro para um ponto. Uma distância que se tem mantido, apesar da pressão que cada um dos candidatos coloca sobre o outro sempre que joga antecipadamente.

É precisamente a este ponto a chegámos, com os dragões a aproveitarem o facto de jogarem na abertura da jornada para se instalarem à condição no comando da Liga, com dois pontos de vantagem sobre o Benfica, que tem de vencer no jogo que encerra esta jornada 25, para voltar ao 1.º lugar.

A verdade é que até ao momento águia tem lidado bem com a pressão. Considerando as seis jornadas em que a margem pontual é mínima, o Benfica vai para o quarto jogo em que entra em campo depois de uma vitória do FC Porto. Nas três ocasiões anteriores, venceu e recuperou sempre a liderança.

Reação do BENFICA após vitórias do FC Porto

Jornada Resultado do FC Porto Resultado do BENFICA
20 2-1 Sporting (casa) 3-0 Nacional (casa)
22 4-0 Tondela (casa) 1-0 Sp. Braga (fora)
24 7-0 Nacional (casa) 1-0 Feirense (fora)
25 4-0 Arouca (fora) ?-? Belenenses (casa)

Em abono da verdade diga-se também que o FC Porto conseguiu dois triunfos em deslocações difíceis nas jornadas em que entrou em campo depois do Benfica.

Reação do FC PORTO após vitórias do Benfica

Jornada Resultado do Benfica Resultado do FC PORTO
21 3-0 Arouca (casa) 2-0 V. Guimarães (fora)
23 3-1 D. Chaves (casa) 1-0 Boavista (fora)

O FC Porto, que na terça-feira disputa a segunda mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões diante da Juventus, conseguiu um impressionante registo de nove triunfos consecutivos para o campeonato já depois de ter sido afastado da Taça de Portugal e da Taça da Liga. Na antevisão da receção ao Belenenses, Rui Vitória abordou o foco nas competições internas, agora que o Benfica já afastado das competições europeias: «Até aqui não tínhamos tempo para treinar, só dava para repousar e preparar algumas coisinhas. Desde janeiro que fazemos jogos atrás de jogos, há pouco tempo para se trabalhar e agora teremos um pouco mais. Não sei se é melhor ou pior, ninguém poderá dizer, não há uma receita sobre isto. Há mais tempo para trabalhar e para os jogadores mostrarem as capacidades. Dentro deste cenário menos bom [o do adeus à Champions] isso é um aspeto positivo.»

Os resultados acompanharão as palavras de Rui Vitória? O clássico disputa-se já daqui por duas jornadas. A corrida de obstáculos segue dentro de momentos.