Rui Vitória deu esta sexta-feira um murro na mesa e garantiu que o Benfica é o clube que está menos em crise dos três grandes: porque crise é não vencer há muitos anos, e o Benfica tem conquistado praticamente todos os troféus nacionais.

«Se há uma coisa que temos é consciência do momento que fomos vivendo e em particular do que vivemos agora: ao não se ganhar, naturalmente que ficamos triste e a cara de quem ganha não é a cara de quem perde», começou por dizer.

«Estamos a falar de três jogos em três competições diferentes. Perdemos um jogo no campeonato, perdemos um jogo na Liga do Campeões e empatámos um jogo na Taça da Liga. São factos. Mas não nos tiraram das competições, não nos tiraram dos nossos objetivos. Se me falassem de três derrotas para o campeonato, é evidente que seria uma situação diferente. Mas foram três derrotas em três competições diferentes.»

Por isso o treinador aceita que se fala numa má fase, mas não lhe digam que o Benfica está em crise.

«Agora também tenho de dizer isto: crise é quem não ganha há muitos anos. Nós, em dezasseis títulos, ganhámos catorze. O primeiro título da temporada foi ganho pelo Benfica. É preciso termos alguma cautela em relação a isto», sublinhou.

«Crise é quem não ganha há muitos anos, quem fez investimentos durante muitos anos e não ganhou com eles. Se me falarem de fase, aceito. Uma crise? Estamos a falar do tetracampeão. Claro que as abordagens têm uma abrangência enorme, até porque estamos a falar de um clube muito grande. Nós há dois anos jogámos com o super FC Porto e super Sporting e ganhámos. O ano passado jogámos com um super Sporting, com o melhor FC Porto dos últimos anos e ganhámos. Eu não me quero agarrar ao passado, mas não me falem em crise. Estamos a viver uma fase menos boa que vamos passar, porque temos um grupo feito de gente de carácter. Há qualidade, há entreajuda, há solidariedade. Por isso fase menos boa aceito, crise...»