*Enviado especial a Turim

Chegou aquele dia em que não se fala de outra coisa: todas as conversas vão acabar mais tarde ou mais cedo por bater de frente com a final da Liga Europa. O Benfica pode voltar ao céu da Europa, por isso o melhor é que esteja preparado.

Como o Maisfutebol só quer o melhor para os seus leitores, vamos deixar-lhe alguns trunfos para que não seja apanhado desprevenido quando alguma conversa derivar para a Liga Europa. São factos, senhores são factos: mas que o vão fazer brilhar.

1 Afinal os adversários são amigos. 
O Sevilha gosta do muito do Benfica: gosta tanto, aliás, que no Estádio Sanchez Pizjuán tem um grande azulejo com o emblema do clube encarnado. Quem diria, hein? Afinal os adversários são amigos... Não diga a ninguém, mas é uma herança do jogo de estreia do Sevilha, e do Benfica, nas competições internacionais. Uma forma de lembrar a data.

2. Raio de espanhóis. 
O Benfica não vença equipas espanholas desde 29 de setembro de 1982: há mais de 30 anos, portanto. Desde essa altura os encarnados jogaram 14 vezes com equipas espanholas, perderam oito e empataram seis. A vitória d 1982 foi em Sevilha, curiosamente, mas sobre o Bétis. Por 2-1. Em finais, contudo, o Benfica ganha sempre: duas finais, duas vitórias.

3. Sempre a subir. 
A história do Benfica na Liga Europa tem sublinhado um trajeto de constante crescimento: e sempre com Jorge Jesus. Em 2009/10 os encarnados caíram nos quartos de final, no ano seguinte caíram nas meias-finais, em 2011/12 não estiveram na competição, e na época 2012/13 foram até à final e saíram vencidos. Pela ordem estabelecida, agora seria ano de vitória na final.

4. Longo se fez a estrada. 
O Sevilha está a competir na Liga Europa há mais de nove meses: entrou na competição na terceira pré-eliminatória, precisamente a 1 de agosto, e desde então disputou 19 jogos. Por duas vezes esteve quase eliminado, com Bétis e Valência, mas deu a volta nos instantes finais das eliminatórias. O Benfica, por outro lado, ainda não perdeu nenhum jogo na Liga Europa.

5. Final de recorde encarnado. 
A presença na final da Liga Europa vale ao Benfica desde já um recorde: a equipa de Jorge Jesus vai disputar 57 jogos oficiais durante a temporada, o que é um novo recorde na história do clube, de acordo com a UEFA. Neste trajeto longo, o Benfica já ganhou o título nacional e a Taça da Liga, pode ainda ganhar a Liga Europa e a Taça de Portugal.

6. Salvio é o senhor Liga Europa. 
Salvio é o jogador com mais jogos na história da Liga Europa: o argentino já esteve em 40 encontros oficiais da competição. Esteve em três finais, o que também é um marco histórico, e ganhou por duas vezes. Esta quarta-feira vai falhar a quarta final por castigo, mas se o Benfica ganhar somará o terceiro triunfo na competição, o que também será um recorde.

7. Jesus e Gaitán cinquentenários. 
Jorge Jesus atinge esta noite os 50 jogos na Liga Europa, sublinhando desta forma um número redondo. Já Nico Gaitán atingirá também, no caso de jogar como é provável, os 50 jogos nas competições europeias. Refira-se de resto que o Benfica é o clube com mais golos na Liga Europa: tem 68 tentos em 37 jogos, esta noite pode dilatar o recorde.