A analista de redes sociais espanhola Deportes & Finanzas publicou um estudo que revela que o FC Porto é líder destacado no que diz respeito às redes sociais dos clubes portugueses.
No período em análise – de 1 de janeiro a 30 de abril -, o FC Porto conseguiu que as suas publicações alcançassem um engagement de 24,6 milhões, enquanto o Benfica se ficou pelos 16 milhões e o Sporting pelos 9,95 milhões.
A análise é feita com base nas reações que as publicações geram no Instagram, Twitter, Facebook, Youtube e TikTok.
De referir, de resto, que o FC Porto é o clube português com mais seguidores no Facebook (mais de 4 milhões), mas perde para o Benfica em termos de seguidores no Twitter e no o Instagram.
Os azuis e brancos têm cerca de 1.225.000 seguidores no Twitter e de 1,4 milhões no Instagram, enquanto os encarnados têm 3,7 milhões no Facebook, 1.285.000 Twitter e 1,5 milhões no Instagram.
Em terceiro lugar no ranking surge, naturalmente, o Sporting, que fica a perder em termos e seguidores em todas as redes sociais para os rivais.
Os leões têm 2,5 milhões de seguidores no Facebook, 758 mil twitter e 916 mil no Instagram.
No TikTok, uma rede social mais recente, os dragões têm 32 mil seguidores, o Benfica tem quase o dobro (61 mil), enquanto o Sporting não tem conta oficial.
📲⚽📉🇵🇹 TOP 3 portuguese football clubs with the highest social media engagement during 2020! (january 1 to april 30)
— Deportes&Finanzas® 👉🏠 (@DeporFinanzas) May 22, 2020
1.@FCPorto 24,6M
2.@SLBenfica 16,0M
3.@Sporting_CP 9,95M#instagram #twitter #facebook #youtube #tiktok pic.twitter.com/eMdxlICneA