O Benfica continua na liderança da Liga e respondeu como lhe era exigido em Coimbra. A equipa encarnada não mostrou o futebol de outras jornadas e esteve a perder, mas acabou por dar a volta nos minutos finais da partida. Jonas ficou em branco e foi o suplente Jiménez quem marcou o golo da vitória, depois do golpe de Pedro Nuno, aos 18 minutos, a que Mitroglou respondeu ainda antes do intervalo.

Assim, por seu lado, a equipa dos estudantes acentuou a crise de maus resultados com três derrotas consecutivas e tem o penúltimo lugar na Liga em risco. O último está à distância de três pontos ode cair para último e regresso à II Liga poderá mesmo ser uma realidade nas próximas jornadas.

Isto porque também o Tondela, que na jornada passada venceu o FC Porto no Dragão, viria no domingo a conseguir a segunda vitória seguida ao derrotar o U. Madeira em casa (1-0) e a encurtar a distância pontual para a Académica - menos três pontos - e para o União e Boavista - menos seis pontos.

Ganha fôlego o Tondela, depois de várias jornadas com os pés mais na segunda do que na primeira.

Já o União, que está em antepenúltimo lugar, com este resultado permitiu que o Boavista, que empatou com o Arouca, alcançasse os seus 26 pontos.

Por seu lado, o Arouca, com o nulo no Bessa e com a vitória do Rio Ave na receção ao V. Guimarães (2-0), no fecho da jornada 29 esta segunda-feira, caiu para o sexto lugar da tabela. Há igualdade pontual entre Arouca e Rio Ave, que ocupam os quinto e sexto lugares que dão acesso à Europa, mas a equipa de Pedro Martins tem vantagem pelo confronto direto.

Já nos três primeiros lugares da tabela, como acontece há várias rondas, não houve alterações, mas sim mais uma desilusão. O FC Porto acentuou a crise desportiva ao voltar a perder, desta feita na Mata Real com o P. Ferreira, que aproveitou para igualar o Estoril na tabela com 39 pontos.

Por seu turno, os leões não falharam na perseguição ao líder Benfica e mantêm a distância de dois pontos para a formação de Rui Vitória, tendo também consolidado a segunda posição.

O Sporting venceu o Marítimo, por 3-1, num jogo com pouco futebol leonino, mas em que chegou à vantagem ainda antes do intervalo com golo de Téo Gutiérrez, quando os insulares mereciam mais. No segundo tempo, marcaram William Carvalho e Slimani para os leões, enquanto Ghazaryan reduziu a favor do Marítimo já depois do 3-0.

A formação de Nelo Vingada continua assim em 12.º lugar e beneficiou do resultado do V. Setúbal, que voltou a perder pontos no Bonfim. Desta feita a equipa sadina perdeu com o Belenenses, por 0-1, e soma já dez jogos consecutivos sem vencer, enquanto a equipa de Júlio Velázquez voltou aos triunfos e subiu ao 10.º posto.

Por sua vez, o Moreirense igualou os sadinos na tabela ao somar um ponto na deslocação a Braga. A equipa de Moreira de Cónegos empatou a uma bola com o Sp. Braga, que está agora a dez pontos do FC Porto e tem mais seis do que Rio Ave e Arouca.

o Nacional subiu na classificação ao vencer o Estoril em casa, por 4-1, no jogo com mais golos esta jornada: cinco dos 19 que se marcaram.