O video-árbitro estreou-se em Portugal na final da Taça de Portugal realizada este domingo, no Jamor, num jogo que o Benfica venceu o V. Guimarães e conquistou o terceiro troféu da temporada.

Na estreia, a ajuda das novas tecnologias foi pedida duas vezes pelo árbitro Hugo Miguel.

A primeira surgiu no golo inaugural do encontro, aos 48 minutos, quando Raul Jimenez marcou após um remate de Jonas que Miguel Silva defendeu para a frente. Hugo Miguel pediu a Artur Soares Dias e Jorge Sousa, os dois vídeo-árbitros deste jogo, que confirmassem que Raul Jimenez estava em posição legal na altura do remate de Jonas.

Enquanto os jogadores do Benfica festejavam, gerou-se um compasso de espera que só Samaris percebeu do lado encarnado. Finalmente foi dada a indicação que o golo tinha sido legal e o grego juntou-se aos companheiros no festejo.

A segunda situação surgiu também na segunda parte, aos 57 minutos, quando numa jogada confusa dentro da área, Celis faz um carrinho, a bola bate em Franco Cervi e acaba por ressaltar para o braço de Josué. Hugo Miguel faz novo compasso de espera e após ouvir o vídeo-árbitro diz que a jogada foi legal, mandando seguir o jogo.

No final da partida, de resto, pediu-se a opinião de Rui Vitória sobre a estreia do vídeo-árbitro.

«Espero que tenha corrido tudo bem, que tenha sido uma boa experiência. Agora é trabalhar da melhor maneira para que na próxima época tudo corra bem», disse o treinador encarnado.