Rui Vitória chega a um clube dito grande aos 45 anos, com 14 anos de carreira. O novo treinador do Benfica tem como ponto mais alto a conquista da Taça de Portugal em 2013, num currículo com vários marcos e com uma particularidade: nunca foi despedido.

Para Rui Vitória, nascido em Alverca, a carreira de treinador começou em 2002/03 no Vilafranquense, o clube onde tinha feito grande parte do seu percurso de jogador. Um percurso como médio que terminou aos 32 anos, com a formação em Educação Física pela Faculdade de Motricidade Humana pelo meio. 

Sai ao fim de duas épocas para o Benfica, onde vai treinar os juniores. Em 2006 surge a oportunidade de treinar o Fátima e Rui Vitória regressa ao trabalho com os seniores.

São quatro temporadas em Fátima, onde sobe à II Liga, volta a descer e volta a subir. E depois, em 2010, abrem-se as portas da Liga, através do Paços Ferreira. Termina em sétimo lugar nessa época e vai à final da Taça da Liga, perdida para o Benfica.

Ainda começa a temporada seguinte, mas muda-se logo no final de agosto para o V. Guimarães, de onde tinha saído Manuel Machado.

Foram quatro temporadas em Guimarães, onde conseguiu o apuramento para a Europa por duas vezes e conquistou a Taça de Portugal. A sua pior posição no clube minhoto foi em 2013/14, quando terminou no 10º lugar.