O treinador do Sporting, Paulo Bento, e o do Benfica, Chalana, em declarações à Sic após a meia-final da Taça de Portugal, que os leões venceram por 5-3, depois de terem estado a perder por 2-0 ao intervalo:
Paulo Bento:
A primeira parte do Sporting foi má. O que mudou após o descanso?
«A partir do momento em que estamos em inferioridade no marcador foi quando começámos a jogar com intensidade. O Benfica chegou duas vezes à baliza e fez dois golos, em duas situações em que normalmente somos fortes. Em organização defensiva permitimos que entrassem pelo espaço interior. Equipa reagiu e acabou a primeira parte por cima. Depois, fez uma segunda parte que marca e trouxe justiça ao jogo. Fomos muito melhores que o adversário, tivemos mais situações para concretizar, com uma bola na barra e outra ocasião do Vukcevic.»
«Na parte final demonstrámos boa maturidade para gerir os últimos minutos e, acima de tudo, uma capacidade mental para dar a volta ao resultado, frente a um adversário com grande capacidade técnica.»
Esta foi a melhor segunda parte da época do Sporting?
«Não sei, sei que foi uma grande segunda parte que permite dizer que Sporting fez um bom jogo, com uma grande segunda parte. Noutros jogos, globalmente estivemos mais equilibrados, agora hoje, os segundos 45 minutos foram de uma grande qualidade ofensiva. Nalguns momentos estivemos desequilibrados defensivamente, mas é um prémio justo para os jogadores, para aqueles que trabalham com eles e para os adeptos.»
É com esta vontade que pretende alcançar o objectivo que mais deseja, o segundo lugar?
«O que eu mais desejo é o primeiro. O que temos em perspectiva é o segundo lugar. Só temos de pensar na final após o fim da Liga, e continuo a acreditar que, com 12 pontos, o Sporting vai estar na Champions. É uma crença que o grupo também tem. Agora sei fazer contas e não dependemos só de nós.»
Chalana:
«Entrámos muito bem na primeira parte, houve um penalty sobre o Luisão e as imagens devem mostrar isso. Fazíamos o 3-0 e matávamos o jogo. Disse aos jogadores que tínhamos o jogo ganho ao intervalo.»
Foi mérito do Sporting ou foi o Benfica que falhou?
«O Paulo Bento meteu todos os avançados que tinha, nós reforçámos o lado esquerdo porque o Di Maria estava cansado e magoado no pé e joelho. Foi uma boa recuperação do Sporting. Fizemos o 3-3 e pensávamos que íamos a prolongamento. Aconteceu o quarto golo e depois o quinto, numa bola perdida no nosso meio-campo ofensivo que deu num bom golo.»
«Temos de levantar bem a cabeça, falar uns com os outros. Foi pena porque os adeptos mereciam uma prenda que nós queríamos oferecer.»
Por que não jogou Cardozo?
«Foi opção e o Di María esteve muito bem.»