Dennis Bergkamp, antigo avançado holandês do Arsenal, passou a ser a quarta figura dos «gunners» representado no exterior do Emirates Stadium numa estátua em bronze, depois do treinador Herbert Chapman e dos jogadores Tony Adams e Thierry Henry.

Uma homenagem consensual ao avançado que representou o Arsenal por onze anos, marcou 120 golos em 423 jogos e conquistou sete títulos, incluindo a histórica conquista do título em 2003/04, sem uma única derrota.

Bergkamp ficou sem palavras na cerimónia de inauguração. «Eles perguntaram-me se podiam construir uma estátua no exterior do estádio. E eu respondi, mas têm de me perguntar? É fantástico, esmagador, estou mesmo honrado, claro que disse que sim», destacou um Bergkamp, agora com 44 anos, visivelmente emocionado.

A estátua, com 2,4 metros, retrata um momento de um jogo com o Newcastle, de 2003, em que o «holandês voador», como Dennis era retratado pela imprensa inglesa, controla uma bola no ar. «Vai ser muito agradável passear por aqui e recordarmos o grande jogador que ele era e os bons momentos que passámos a vê-lo», destacou David Simpson, um adepto dos «gunners» de 55 anos.