Bernard passou o dia de terça em Londres, depois de ter aterrado na capital inglesa, ontem à noite.

O médio-ofensivo do At. Mineiro está em trânsito para a Ucrânia, de modo a conhecer a realidade do Shakhtar Donetsk.

Na foto, podemos ver o jogador com amigos e familiares que o acompanham na viagem a Donetsk, autorizada (e incentivada) pelo Galo.

Bernard chega amanhã, quarta, à Ucrânia, onde irá reunir-se com os dirigentes do Shakhtar.

De acordo com o que tem sido escrito na imprensa brasileira, o Shakhtar já avançou com uma proposta de 25 milhões de euros, o valor exigido pelo Mineiro para a saída do seu jovem prodógio, de 20 anos.

Escreve o UOL Esporte que a proposta salarial anda perto de um milhão de reais (cerca de 380 mil euros por mês).

Mas Bernard ainda não estará convencido da sua adaptação a um realidade tão diferente e quer conhecer a cidade e o projeto.

O próprio jogador já assumiu que F.C. Porto e Arsenal também estão interessados, mas o presidente do Mineiro, Alexandre Kalil, garantiu ontem, à Antena 1, que «nunca recebeu qualquer proposta do F.C. Porto».

No plano negocial, os ucranianos estão muito adiantado. O Shakhtar, adianta o UOL Esporte, já reservou uma mini mansão para o jogador morar e dará atenção especial à alimentação do atleta, que receia as diferenças de hábitos gastronómicos. Bernard terá também direito a motorista e um tradutor para minimizar a adaptação a Donetsk.

«O Bernard pode evoluir atuando no Shakhtar, é um clube que está acostumado a receber bem os brasileiros, todos gostam de jogar lá, é um clube que investe, que cumpre com o combinado. Mas o Bernard ainda quer ouvir a proposta, conhecer melhor o clube, a cidade, ele está preocupado, com medo, o que é normal», afirmou uma pessoa ligada ao empresário Giuliano Bertolucci, citada pelo UOL.