Bernard está a tentar convencer o Atlético Mineiro a aceitar negociar com F.C. Porto para vir para Portugal, mesmo que o Shakhtar Donetsk ofereça mais dinheiro ao emblema brasileiro. É esta a situação atual do negócio, explicou Délio Duarte, pai do jogador, ao Maisfutebol.

Que Bernard quer vir para o F.C. Porto, não parece haver grandes dúvidas. Adriano Spadoto, empresário, já tinha referido isso mesmo ao nosso jornal e o pai confirma a versão. «Ele quer, o empresário quer e a família quer», refere.

O problema estará, portanto, no dinheiro. «Está num dilema. A preferência dele é do F.C. Porto, mas o Atlético Mineiro diz que tem uma proposta melhor. Diz-se que é do Shakhtar, mas isso não foi ainda confirmado connosco. Só sabemos que é melhor que a do F.C. Porto», explica.

A verdade é que o próprio Alexandre Kalil, presidente do Atlético Mineiro, já confirmou que o emblema ucraniano tem tudo acertado com o clube. «Eles chegaram ao valor que desejamos. Se o Bernard quiser, ele vai», explicou o dirigente, citado pelo «Lancenet».

Mas para o brasileiro, o dinheiro não é tudo. A Liga ucraniana não seduz o jovem de 20 anos, ainda para mais em ano de Mundial.

«Ele está muito focado no Mundial. Acha que se for para a Ucrânia vai perder espaço. Nem sequer coloca essa hipótese. Já Portugal é diferente. O Scolari gosta muito do futebol português e acompanha sempre. Para ele, jogar em Portugal seria tão ou mais importante do que continuar aqui», continua o pai.

Além disso, Délio Duarte também diz que os amigos do jogador que já estiveram em Portugal estão a aconselhá-lo a nem pensar duas vezes. «O Hulk falou muito bem da cidade e do clube. Se ele já tinha interesse, mais interessado ficou», garantiu.

Reunião marcada para quinta-feira

Esta quarta-feira, Bernard deve entrar em campo para defrontar o Atlético Paranaense. Último jogo pelo «Galo»? O pai sublinha que nada está certo, porque não se pode dar nada por fechado enquanto clube e jogador tiverem pensamentos diferentes.

«Acho que o Atlético deveria respeitar a vontade dele. Percebo que queiram ganhar mais dinheiro, mas o jogador não pode ser só um boneco. Ele deu muito ao Atlético, quer ir para o F.C. Porto, deveriam tentar chegar a um acordo», defende Délio Duarte.

A situação, garante, está a chatear muito toda a família. «Não vejo a hora de isto se resolver. Tem de ser esta semana. Isto está a cansar muito o Bernard e a minha família toda», lamenta.

Para quinta-feita está prevista uma reunião entre o jogador, empresário e direção do Atlético Mineiro para serem avaliadas as propostas. Délio Duarte lembra que não sabe a diferença de valor entre uma e outra, mas acredita que o Shakhtar «vai ser um grande empecilho».

«Mas que fique bem claro: em momento algum o Shakhtar passou pela nossa cabeça. Ele não quer. É o clube que está a forçar. Vamos ver. Tem que ficar tudo resolvido esta semana», pede.

E, para o fim, deixa um desejo: «Se o F.C. Porto quer mesmo o Bernard, como parece, talvez fosse melhor o presidente ou alguém importante entrar em contacto direto com o Atlético Mineiro. Talvez assim ajudasse a desbloquear e a vontade do Bernard pudesse ser cumprida.»