Chamam-se BH Fanáticos, sendo que BH são as iniciais de Bósnia-Herzegovina, e apelidam-se de «Exército de Apoio Bósnio». No fundo são uma claque de apoio à selecção bósnia, que seguem a equipa nacional para todo o lado. Conseguem até ser violentos e já estão sob a ameaça da FIFA.

No último jogo da Bósnia com a Bélgica obrigaram a uma paragem de oito minutos devido ao lançamento de foguetes e houve até um membro mais exaltado que invadiu o relvado. Por isso a FIFA ameaçou a Bósnia de ser proibida de disputar o apuramento para o Mundial 2014 e multou-a em 40 mil euros.

Ora nesta altura, os BH Fanáticos já estão a caminho de Portugal. Num longo itinerário, vão pernoitar esta noite em Lloret del Mar e chegam amanhã a Lisboa. Na terça-feira concentram-se no Rossio e seguem em cortejo para a Luz. Para o estádio prometem levar o orgulho nacionalista.

Num manifesto no site oficial chamado de «Código de conduta para a vingança», os responsáveis do grupo anunciam que «o Estádio da Luz voltará a ser exactamente como foi há dois anos: coberto de azul-amarelo». «Vamos estar e ser como um só. A Bósnia enche os nossos corações de muito orgulho.»

Exactamente porque a Bósnia está sob a atenção da FIFA, pede-se aos membros para não utilizarem no estádio «tochas de luz, foguetes, fogos de artifício e outros dispositivos pirotécnicos.» O resto, lá está, promete ser manifestação de orgulho de um país jovem e habituado a ir a guerra.

Veja como foi há dois anos em Lisboa: