Jermaine Defoe saiu do banco ao intervalo para permitir à selecção inglesa evitar uma derrota anunciada frente à Holanda, em Amesterdão. O avançado do Tottenham rendeu Emile Heskey ao intervalo, numa altura em que os holandeses venciam por 2-0, e bateu Stekelenburg por duas vezes, fixando um honroso empate final.
No Arena, a laranja entrou a todo o gás, e logo aos 10 minutos Dirk Kuyt aproveitou um mau atraso de Rio Ferdinand para bater o guarda-redes Green. Com David Beckham a titular (saiu ao intervalo), a Inglaterra viu a Holanda aumentar a vantagem, de novo após um erro defensivo: um mau passe de Barry isolou Robben, que permitiu a defesa de Green. Van der Vaart estava por perto para fazer a recarga e a Holanda parecia ter a vitória no bolso.
Mas as entradas de Defoe e Carrick ao intervalo deram outra solidez à equipa inglesa, que encurtou distâncias aos 49 minutos, após um bom passe de Lampard e finalização de Defoe. À entrada do último quarto de hora, a reacção inglesa teve recompensa no segundo golo, desta vez com Milner a fazer a assistência para o inspirado Defoe.