Perante as recentes notícias, que davam conta da venda do passe dos jogadores do plantel do Boavista em hasta pública (à excepção de Jorge Ribeiro e Zé Kalanga), o clube axadrezado emitiu um comunicado no qual esclarece a situação. A SAD boavisteira assume a dívida fiscal mas diz que está a negociar com o fisco o pagamento prestacional e que, como garantia, foi dada parte do passe de seis jogadores.
Eis o comunicado, na íntegra:
«Tendo em atenção várias notícias de cariz sensacionalista relativas à situação fiscal desta SAD, vimos comunicar o seguinte:
1. No âmbito do relacionamento normal desta SAD com a Administração Fiscal, foi solicitado pela mesma, nos termos legais, o pagamento prestacional de um valor relativo a impostos de aproximadamente 1.180.000 euros.
2. No âmbito de tal processo, voluntariamente esta SAD deu de garantia, também nos termos legais, parte dos Direitos Desportivos de alguns jogadores, e só destes, a saber: Marquinho, Essame, Ricardo Silva, Gilberto, Mário Silva e Hugo Monteiro.
3.Também no âmbito de tal processo, esta SAD entregou já ao Estado 332.929 Euros.
4. Foi ainda reiterado, em 25 de Outubro último, o requerimento de pagamento prestacional, nos termos legais e vigentes para todos os contribuintes, cujo deferimento aguardamos a qualquer momento.
5. A publicação dos anúncios em causa é uma mera formalidade legal, tendo esta SAD ao dispor, para além do já requerido pagamento prestacional, vários outros instrumentos legais para regularização do valor remanescente, até 10 de Dezembro próximo, sem necessidade de pagamento integral imediato.
6. Lamenta esta SAD que um assunto sob sigilo fiscal tenha sido trazido, de forma deturpada, para a praça pública.
7. Quanto à ligação desportiva e contratual dos jogadores atrás referidos a esta SAD, a mesma mantém-se intocável, independentemente da existência do processo em causa.
Porto, 2 de Novembro de 2007»