A vitória de Cannavaro na eleição para a Bola de Ouro, troféu da revista France Football que distingue o melhor jogador a actuar na Europa, foi conseguida com um avanço substancial sobre os perseguidores mais próximos. O central italiano teve 49 pontos de avanço sobre o segundo clasificado, o guarda-redes seu compatriota Gianluigi Buffon e 52 sobre o avançado francês do Arsenal Thierry Henry.
Ronaldinho, o vencedor da edição anterior do troféu, terminou no quarto lugar, penalizado pelo seu Mundial decepcionante. Na quinta posição surge o francês Zidane, que se despediu dos relvados no Alemanha-2006, depois de levar a França à final.
O médio Deco, do Barcelona, foi o jogador portugués mais pontuado, terminando na 11ª posição, com 11 votos, tantos como o fantasista do Milan e da selecção brasileira, Kaká. Cristiano Ronaldo integra o grupo dos 14º clasificados, com 5 votos, tantos como os obtidos por Gattuso e Patrick Vieira.
O terceiro português incluído na lista de 50 nomeados, o médio Tiago, do Lyon, está no grupo de 24 jogadores que não somou qualquer voto.
Eis a lista ordenada da Bola de Ouro 2006:
1. Cannavaro (Itália/Real Madrid) 173 votos
2. Buffon (Itália/Juventus) 124
3. Henry (França/Arsenal) 121
4. Ronaldinho (Brasil/Barcelona) 73
5. Zidane (França) 71
6. Eto'o (Camarões/Barcelona) 67
7. Klose (Alemanha/Perder Bremen) 29
8. Drogba (Costa do Marfim/Chelsea) 25
9. Pirlo (Itália/Milan) 17
10. Lehmann (Alemanha/Arsenal) 13
11. Deco (Portugal/Barcelona) e Kaká (Brasil/Milan) 11
13. Ribery (França/Marselha) 9
14. Cristiano Ronaldo (Portugal/Manchester Utd), Gattuso (Itália/Milan) Vieira (França/Inter) 5
17. Lampard (Inglaterra/Chelsea), Podolski (Alemanha/Bayern), Puyol (Espanha/Barcelona) 3
20. Juninho Pernambucano (Brasil/Lyon), Messi (Argentina/Barcelona), Terry (Inglaterra/Chelsea), Toni (Itália/Fiorentina) e Zambrotta (Itália/Barcelona) 2
25. Lahm (Alemanha/Bayern Munich) e Villa (Espanha/Valência) 1