Fabrice Muamba esteve 78 minutos «morto». A revelação, impressionante, foi feita pelo médico do Bolton, clube do jogador de 23 anos, que sofreu um problema cardíaco no terreno do Tottenham.

«Fui ver o Fabrice na noite passada e ele disse-me olá. Perguntei-lhe como estava e ele disse que estava bem. Perguntou-me até quanto tinha ficado o jogo e por que motivo tinha sido interrompido», disse Jonathan Tobin à BBC.

O médico confirmou ainda que o jogador recebeu quinze «choques», até recuperar o batimento cardíaco (dois deles ainda no relvado e um no túnel). «O coração não começava a trabalhar. Foram 48 minutos desde o colapso até à entrada no hospital, e depois mais trinta», especificou.

Tobin revelou mesmo que chorou quando o jogador entrou no hospital. «Era o Fabrice, e não alguém que estava na rua. Conheço-o, conheço a família. É alguém com quem brinco todos os dias», explicou.

O responsável clinico do Bolton diz que a recuperação de Muamba «é incrível», mas lembra que estes «são apenas os primeiros passos de um longo processo».

O caso continua a inspirar cuidados, mas o pior já parece ter passado, para um regresso à normalidade. No próximo sábado o Bolton defronta o Blackburn Rovers para a Premier League, precisamente uma semana depois do colapso de Muamba, e na terça-feira encontra o Tottenham, no jogo que foi suspenso pelo problema de saúde do jovem médio.