A polícia e os bombeiros de Boston estão a prometer oferecer 38 mil euros a quem der pistas que conduzam à identificação dos autores dos atentados que vitimaram três pessoas esta segunda-feira. O anúncio foi feita esta terça-feira, menos de 24 horas depois do atentado na Maratona de Boston.

O FBI está a dirigir a investigação e indicou estar a «interrogar testemunhas que presenciaram o ataque», tanto em Boston como nos arredores. «Iremos até ao fim do mundo para encontrar os responsáveis por este crime indigno», disse o agente especial em Boston, Richard Deslauriers.

Entretanto em Espanha, o ministro dos Negócios Estrangeiros demitiu o cônsul em Boston, Pablo Sanchez-Teran, por ter fechado ao consulado duas horas após as explosões. O ministro considerou que o consul «falou com as suas obrigações», lembrando que 90 espanhóis estiveram na maratona.

«O serviço consular existe para assistir os espanhóis e num momento de tragédia como este, esta assistência é definitivamente necessária. Quando todas as televisões do mundo alertam para uma tentativa de atentado, é inadmissível fechar o consulado e justificar que chegou a hora de encerrar.»