O Botafogo recebeu e venceu o Vitória por 2-0 em jogo a contar para a 10ª jornada do campeonato brasileiro. No outro jogo da noite, a fechar a ronda, o Vasco não foi além do empate com o Goiás.
O «Fogão», liderado por Seedorf, chegou assim à liderança do Brasileirão. O maestro holandês foi o arquitecto do Botafogo e registou duas assistências para golo. Com cerca de 20 mil espetadores no Maracanã, o Botafogo chegou ao primeiro golo ao minuto 31, com Seedorf, já dentro da área, a assistir Vitinho, que só teve de encostar para o fundo das redes.
No segundo tempo, aos 79 minutos o médio voltou a mostrar que aos 37 anos ainda é um jogador importante no Botafogo. Mal recebeu a bola, levantou a cabeça e desmarcou Elias que com o guarda-redes pela frente não vacilou.
No outro jogo de quinta-feira, o Vasco visitou o Goiás para tentar chegar ao sexto posto do brasileirão e a equipa carioca esteve perto do objetivo, não fosse o penlaty de Walter, jogador cedido pelo FC Porto, a dois minutos do fim. O clube fundado por portugueses cedo chegou à vantagem. Aos 15 minutos Yotún, lateral-esquerdo peruano, cruzou e Pedro Ken livre de marcação só teve que encostar, dando assim vantagem ao «vascão».
Depois do golo o Vasco da Gama, que jogou sem o craque Juninho Pernambucano, foi-se abaixo e permitiu que Walter aparecesse no jogo. Mesmo acima do peso, o avançado criou várias oportunidades para a baliza do Vasco. Mas o golo do empate só iria aparecer nos minutos finais. Diogo Silva, guarda-redes vascaíno, saiu tarde na dividida com Viçosa, e derrubou o atacante do Goiás. Ao minuto 88 Walter deu o empate ao Goiás, que está agora no 11º lugar. O Vasco desceu ao oitavo posto.
Neste momento o Botafogo encontra-se no primeiro lugar com os mesmos pontos que o Coritiba. Destaque ainda para o São Paulo, adversário do Benfica na Eusébio Cup, que se encontra na zona de despromoção, com mais dois jogos que o último classificado.
Na próxima jornada há derby carioca, com o líder Botafogo a defrontar o Vasco da Gama no Maracanã. Ainda no dia 4 de Agosto, o estado de Portalegre também terá o seu derby com o Grêmio a receber o Internacional. Destaque também para outro jogo grande, com o Flamengo a receber o Atlético Mineiro num jogo marcado pelo regresso de Ronaldinho Gaúcho ao Rio de Janeiro onde defendeu as cores do «Mengão».