Os campeões estaduais tiveram maus resultados na abertura do campeonato bnrasileiro. A excepção foi o Fluminense, vencedor do título carioca, que venceu o duelo com o campeão paulista, o São Paulo (2-1). A ronda não foi simpática para outros candidatos, entre os quais o Corinthians, que empatou em casa com o Juventude.
O central Anderson, já contratado pelo Benfica para a próxima época, foi titular na equipa do Corinthians, que jogava ainda com o ex-portista Carlos Alberto e sem o ex-benfiquista Roger, lesionado. A equipa chegou aos dois golos de vantagem, apontados por Tevez e Marcelo Mattos, mas deixou-se empatar na segunda parte. «Que sirva de lição para a gente. Relaxámos, tínhamos o resultado na mão e achámos que o jogo estava ganho. Que a gente aprenda com esses erros, porque vamos encontrar muitos adversários na mesma situação que o Juventude», afirmou.
Ainda no domingo, O Vasco da Gama empatou também a duas bolas, no terreno do Brasiliense, numa partida em que não participou o português Dominguez, a recuperar de lesão, e em que o veterano Romário marcou um dos golos dos cariocas. O Inter de Porto Alegre, campeão gaúcho, perdeu em casa com o Botafogo. O médio Marcelo Labarthe, que reforçará o Sporting na próxima temporada, não foi opção, tendo jogado com maior regularidade nos últimos tempos na equipa B.
Resultados da primeira jornada:
Sábado:
Atlético Mineiro-Figueirense, 4-1
Paraná-Goiás, 0-2
São Caetano-Palmeiras, 2-2
Flamengo-Cruzeiro, 1-1
Domingo:
Inter Porto Alegre-Botafogo, 0-2
Fortaleza-Coritiba, 0-1
Fluminense-São Paulo, 2-1
Corinthians-Juventude, 2-2
Santos-Paysandu, 4-1
Brasiliense-Vasco, 2-2
Atlético Paranaense-Ponte Preta, 0-1