O seleccionador do Brasil, Carlos Dunga, retirou Luís Fabiano da convocatória para o jogo particular com a Irlanda, em Londres. O ponta-de-lança está lesionado e o técnico decidiu convocar dois avançados para substituir o «Fabuloso».
Grafite foi o melhor marcador da Bundesliga 2008/09 e, pela segunda vez na carreira, é chamado à «canarinha», enquanto Carlos Eduardo soma mais uma convocatória que o ponta-de-lançado Wolfsburgo. O esquerdino do Hoffenheim já tinha estado no grupo para os particulares com Oman e Inglaterra.
Na única vez que representou a selecção, Garfite apontou um golo, no jogo que serviu de despedida a Romário. Em 2005, o «escrete» defrontou a Guatemala, no Pacaembu, em São Paulo. «Estava à espera dessa chamada há muito tempo, sabia que, se
continuasse a trabalhar e a fazer golos ia acontecer», disse o avançado do Wolfsburgo.
«Apanhou-me meio de surpresa, mas fiquei muito feliz», disse, por outro lado, Carlos Eduardo, argumentando que «o mais difícil não é chegar, mas, sim, permanecer no grupo».
Este será o último jogo do Brasil antes da convocatória final para o Mundial da África do Sul, no qual terá Portugal como adversário.