Deco estreou-se com a camisola do Fluminense, mas a noite não foi completamente feliz. Num Maracarã com 80 mil nas bancadas - estádio que vai ser alvo de obras tendo em vista a fase final do Mundial de 2014 e ficar com uma lotação de 45 mil lugares -, recorde de público do presente campeonato, os tricolores empataram com o Vasco da Gama a dois golos na 15ª jornada e agora têm o Corinthians a apenas dois pontos. Éder Luís, emprestado pelo Benfica aos vascaínos voltou a marcar.

Foi um clássico emocionante o deste domingo, com oportunidade repartidas e grande espectáculo. Deco, que entrou aos 74 minutos, teve a oportunidade de sair como herói do grande palco do futebol «canarinho», mas, a dez minutos do fim, atirou sem marcação para as nuvens e ouviu os gritos irónicos dos adeptos rivais: «Deco, Deco, Deco...» Na última jogada do desafio, o antigo companheiro de armas dos tempos do F.C. Porto Carlos Alberto podia ter feito o mesmo, mas também não foi feliz.

Aos seis minutos, surgiu o primeiro golo, depois de um pontapé de canto. Fernando Prass ainda evitou a primeira cabeçada de Gum, mas não a recarga do central visitante. O empate surgiria aos 35 minutos. Éder Luís foi isolado por Carlos Alberto e, perante Fernando Henrique, atirou a contar.

O conjunto cruzmaltino virou o jogo. Aos 48 minutos, mais um grande passe de Carlos Alberto isolou o lateral Fagner, que teve muita calma perante Henrique. O Fluminense tinha de reagir e Júlio César, aos 60, aproveitou um mau corte de Zé Roberto para voltar a empatar.

O Corinthians está agora a dois pontos na segunda posição, depois de vencer o São Paulo por 3-0, no Pacaembu. Elias (2) e Jucilei fizeram os golos do Timão. No Vila Belmiro, Neymar, que recusou o Chelsea para ficar no Santos, marcou um golo e fez uma assistência (2-0) perante o Atlético Mineiro. O «Peixe» é apenas sexto, a 12 pontos do líder. O Palmeiras, de Scolari, empatou na visita ao Guaraní.

Resultados da 15ª jornada:

Sábado

Botafogo-Avaí, 1-0

Ceará-Grémio, 2-1

Goiás- Prudente, 1-2

Domingo

Atlético Paranaense-Flamengo, 1-0

Guaraní -Palmeiras, 0-0

Internacional-Atlético Goianense, 1-1

Santos-Atlético Mineiro, 2-0

Corinthians-São Paulo, 3-0

Cruzeiro-Vitória, 0-1

Vasco da Gama-Fluminense, 2-2

Classificação (após 15 jornadas): Fluminense, 33; Corinthians, 31; Botafogo, e Ceará, 24; Avaí, 22; Santos*, Internacional*, Cruzeiro, e Vasco, 21; Flamengo, Vitória, e Palmeiras, 20; Guaraní, 19; Atlético Paranaense, e São Paulo, 17; Prudente, e Grémio, 15; Atlético Mineiro, e Goiás, 13; Atlético Goianense, 10

*Menos um jogo