O triunfo conseguido pelo Fluminense frente ao Internacional Porto Alegre, nesta quinta-feira, foi dedicado pelos jogadores e treinador ao capitão de equipa, Fred, que havia pedido para ficar de fora do encontro. Na origem deste pedido peculiar estiveram as ameaças de membros de uma claque de que o jogador diz ser alvo.

Tudo começou na terça-feira passada, quando um grupo de adeptos avistou o avançado do «Flu» num bar à noite e o perseguiu durante o resto da noite. A direcção do Fluminense ainda não se pronunciou sobre o sucedido, mas o treinador no final do jogo saiu em defesa do capitão.

«Entrámos para ganhar pelo Fred», afirmou Abel Braga, acrescentando: «Queria muito ter o meu capitão nesta grande vitória». Souza, companheiro de equipa de Fred e autor do primeiro golo do «Flu», comentou no final do encontro: «Corremos por um companheiro que teve que sair da concentração para se proteger de algumas coisas. Dedicamos esta vitória ao Fred, fundamental para nós, um líder».

O Fluminense recebeu e derrotou o Internacional por 2-0. Mas quem se deslocou ao estádio Engenhão teve de esperar pela segunda metade do tempo regulamentar para ver a bola cruzar a linha de golo e em direcção à rede da baliza. O primeiro golo veio por intermédio de Souza logo aos 10 minutos mas o suspiro de alívio para os adeptos do «Flu» só viria aos 41 minutos, fabricado por Rafael Moura.

Após a 14ª jornada do Brasileirão, o Fluminense ocupa o 7º lugar da geral com 21 pontos, ao passo que o Internacional soma 19 pontos e posiciona-se logo atrás, no 8º lugar.

Ainda na quinta-feira, o São Paulo conseguiu afastar os fantasmas que pairavam sobre o Morumbi. Depois de dois últimos jogos com resultados menos positivos, um empate com o Atlético Goianiense e uma derrota com o Vasco, o «tricolor» arrancou uma vitória por três golos a zero frente ao Bahia.

Os festejos começaram com o golo de Rogério Ceni aos 28 minutos. Já no final da primeira parte, aos 44, Dagoberto fez o segundo para o São Paulo, e o acerto da conta ficou a cargo de Lucas, que logo a abrir a segunda parte carimbou o 3-0.

Com este triunfo, o nono no campeonato, o São Paulo é agora terceiro classificado, com 28 pontos. O Bahia, com 15 pontos, desce para o 14º lugar da tabela.

As honras de fecho da 14ª jornada do campeonato brasileiro recaíram sobre o Atlético Goianiense, que perdeu em casa com o Atlético Paranaense. O «furacão» saiu do Serra Dourada com três golos marcados e nenhum sofrido. Fabrício inaugurou o marcador aos 43 minutos da primeira parte, na segunda parte Manoel e Kleberson alargaram a vantagem.

O Atlético Paranaense conta 11 pontos e situa-se no 19º lugar do campeonato, entre 20 equipas. O Atlético Goianiense é a 16ª equipa da geral e soma 13 pontos.